Não pode comer açúcar? Descubra 8 substitutos que lhe vão adoçar a boca

A vida pode ser doce e saudável.

Eritritol
Adoçante que possui apenas 0,2 calorias por grama. Em contrapartida, tem 70% da capacidade de adoçar da sucralose tradicional. A sua composição é bastante saudável, pelo que o eritritol pode ser um poderoso aliado para quem sofre de restrição alimentar. Além disso, ele é recomendado para quem sofre de diabetes ou quer emagrecer.

Açúcar de coco
Uma das maiores vantagens desse tipo de açúcar é o fato de que ele tem baixo índice glicémico. Isso faz com que o seu corpo controle a produção de gordura e o nível de glicémia. Além disso, a sua composição permite consumi-lo sem se preocupar com efeitos colaterais. O açúcar de coco também é rico em nutrientes como potássio, zinco, ferro e cálcio.

Mel
Além de ser saboroso, o mel é muito nutritivo. É rio em vitaminas e minerais diversos, incluindo magnésio, cálcio, potássio e ferro. Também é um excelente antioxidante. A sua quantidade de calorias é um pouco maior, aproximadamente 90kcal por 20ml (1 colher de sopa).

Néctar de agave
Extraído da planta com o mesmo nome e com um gosto e consistência parecida com a do mel, esse substituto do açúcar também é bastante recomendado para quem tem restrição alimentar. Contém vários metabólitos, vitaminas e minerais. A quantidade de calorias também é semelhante à do mel, pelo que é preciso consumi-lo com mais moderação.

Stevia
Obtido a partir da planta homónima, este adoçante é outra alternativa bastante saudável e versátil. A sua capacidade de adoçar supera 300 vezes o açúcar, além de não ter calorias. Para quem sofre com restrição alimentar ao açúcar, o ingrediente é muito vantajoso e económico.

Xilitol
Adoçante natural obtido a partir do álcool de frutas, vegetais, cogumelos e algas marinhas. Tem o índice glicémico bastante baixo. Outra grande vantagem é o fato de ele apresentar várias vitaminas e nutrientes para ajudar a compor cardápios mais equilibrados.

Melado de cana-de-açúcar
Substância obtida a partir da evaporação do caldo de cana. O seu poder de adoçar é muito grande. Não é refinado e por isso, preserva todas as suas vitaminas e nutrientes, como potássio, magnésio, fósforo e cálcio. A desvantagem está no seu elevado índice calórico.

Ácer
Conhecido como Mapple Sirup, este adoçante vem de uma árvore canadiana e tem vários nutrientes.As suas propriedades antioxidantes também se destacam, sendo que o problema está no índice calórico mais elevado, como tal deve ser consumido moderadamente.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...