Um passageiro australiano de 33 anos foi condenado pelo Tribunal de Magistrados de Perth a pagar uma multa elevada, por comportamento indisciplinado durante um voo entre Perth e Sydney em setembro de 2023. Com a sua atitude problemática, forçou o avião a desviar-se da sua rota para regressar ao aeroporto de partida.
Embora a polícia australiana não tenha especificado de que forma ele interferiu no voo, o homem foi preso e acusado de “perturbar a ordem pública num avião” e “não cumprir as instruções de segurança”. Devido ao regresso forçado, o piloto teve que descarregar combustível antes do pousar.
Depois do responsável se ter declarado culpado de ambas as acusações, o tribunal multou-o em cerca de 6 mil dólares americanos (cerca de 5.400 euros). Além disso, ordenou-lhe que pagasse à companhia aérea mais 5.800 dólares (pouco mais de 5 mil euros) em “despesas de reparação para cobrir o custo do combustível do voo”.
A polícia australiana alerta que este incidente “deve servir como um alerta de que o comportamento criminoso a bordo pode ter um custo elevado para o infrator”. Assim, recomenda que os passageiros sigam as instruções dos funcionários da companhia aérea para evitar causar problemas desnecessários, que podem acabar impactando gravemente a sua carteira