Angelo Lella, proprietário do Al Condominio, um restaurante inaugurado em março na cidade de Verona, no norte de Itália, revelou à imprensa local que «o objetivo era incentivar os clientes a conversarem entre si, em vez de olharem constantemente para os telefones».
«Queríamos abrir um restaurante diferente dos outros», afirmou, «por isso escolhemos este formato – os clientes podem optar por renunciar à tecnologia enquanto desfrutam de um momento de convívio juntos. A tecnologia está a tornar-se um problema – não há necessidade de olhar para o telemóvel a cada cinco segundos, mas para muitas pessoas é como uma droga…desta forma têm a oportunidade de o deixar de lado e beber um bom vinho».
Os clientes têm a opção de guardar o telefone, que será colocado numa caixa própria, trancado a sete chaves, na entrada. Já na mesa, mostram a chave ao empregado, que lhes serve a garrafa de vinho.
Os clientes também podem escrever uma crítica sobre a refeição, a qual deixam na caixa: quem deixar a avaliação mais elogiosa recebe uma refeição grátis na próxima visita.
«A resposta tem sido muito positiva», disse Lella, revelando que «90% dos clientes optaram por deixar o telefone à entrada em troca de vinho. É realmente satisfatório ver as pessoas a conversar umas com as outras em vez de estarem fixados nos telefones».