O exercício de 30 segundos recomendado por Harvard que define o abdómen e alivia as dores nas costas

O aumento da barriga surge quando comemos e bebemos em excesso, causado o inchaço dessa região. A Universidade de Harvard encontrou o exercício perfeito e mais eficaz que reduz a barriga em pouco tempo e de forma simples.

O estudo de Harvard descobriu o melhor exercício para reduzir o que comumente chamamos de “barriga de cerveja”. A equipa liderada pelo diretor do Instituto de Medicina do Estilo de Vida de Harvard, Edward Phillips, descobriu que a prancha abdominal é o melhor método para fortalecer os músculos dessa área, reduzir o inchaço e a gordura abdominal.

«A prancha não trabalha apenas os músculos abdominais, mas também os músculos das costas, glúteos, ombros e pernas», disse o Phillips num artigo para ‘Harvard Health’. Afirmou que se trata de um «exercício abrangente que pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora», pela facilidade de realizá-lo sem equipamentos ou instalações específicas.

Deve deitar-se de bruços, com os antebraços no chão alinhados com os ombros, os pés com os dedos dos pés apoiados no chão e elevando o corpo em linha reta, paralelo ao solo. Assim só terá que manter a postura durante 30 segundos, sem arquear as costas, contrair o abdômen e sem levantar os quadris.

«A prancha é um exercício multifacetado que oferece inúmeros benefícios à saúde além da perda de gordura», refere o médico. Com base no estudo de Harvard, a simples rotina de repetir essa série de 30 segundos três vezes por dia será eficaz para reduzir aquela barriga de cerveja ou para quem deseja fortalecer o abdómen.