Partilhar

O Halloween já não é só uma brincadeira de crianças. Sabe porquê?

Cada vez mais adultos celebram esta data, independentemente da sua idade, género ou estado civil.

31 Outubro 2019
Forever Young

O Halloween, sobretudo nos EUA (de onde esta tradição é originária), sempre foi habitualmente uma brincadeira mais pensada para as crianças. Deixarem de se mascarar era um importante ritual de passagem para esta crianças; era algo que significava que se estavam a tornar finalmente adultos.

Ora isso simplesmente já não corresponde à verdade. Atualmente os adultos parecem tão (ou mais) interessados em celebrar este dia do que os miúdos.

Em 2005 os dados indicavam que apenas metade dos adultos nos EUA celebravam o Halloween. Hoje em dia, este número subiu para os 70%. Adultos entre os 18-34 anos são os que participam mais ativamente, sendo igualmente os que gastam mais dinheiro em máscaras e fatos.

As próprias formas de celebrar o Halloween mudaram ao longo das últimas décadas. Atualmente verificam-se menos atividades relacionadas com a tradição de pedir doces aos vizinhos e cada vez mais idas a festas, eventos e bares. De facto, o álcool tornou-se tão importante quanto os doces para os orçamentos e economia de Halloween.

Mas afinal o que motivou toda esta alteração?

Segundo Linus Owens, um professor de Sociologia da Middlebury College, muitos gostam de justificar esta situação com a recusa da geração Millenials em crescer e entrar no Mundo real. Mas a verdade é que esta acaba por ser uma explicação demasiado simplista.

Para este especialista, uma maior participação dos mais velhos na celebração de Halloween, está mais relacionada com o facto de que o próprio significado da vida adulta e da maioridade se ter modificado nas últimas décadas.

A segmentação habitual da faixa etária +18 está a tornar-se cada vez menos clara e atingível. Os marcos habituais que sempre se associaram a esta maioridade – família, carreira, propriedade de casa e carro – estão em declínio. Cada vez atrasamos mais este tipo de decisões ou simplesmente as recusamos.

A transição para a fase adulta tornou-se assim mais difusa, incerta e complicada. É, como tal, natural que os hábitos e estilos de vida deste tipo de pessoas seja também radicalmente diferente.

O Halloween é uma oportunidade para muitos jovens adultos experimentarem diferentes facetas das suas personalidades e identidades. É a possibilidade transformadora de (pelo menos) numa noite poderem ser aquilo que quiserem. Sem preocupações ou constrangimentos relacionados com o seu futuro, segurança ou estabilidade.

Num mercado de trabalho algo cruel para os mais jovens, onde predominam os empregos precários, temporários e pouco estimulante, o Halloween é uma oportunidade de se dedicarem a concepção e criação de uma máscara que expresse a sua personalidade e sobretudo a sua criatividade. É algo que exige uma certa dedicação e esforço, mas que também oferece uma enorme gratificação – algo cada vez mais difícil de encontrar para estes jovens adultos nos seus habituais empregos de escritório.

O Halloween sempre “prometeu” ser uma forma de expressar a criatividade, funcionando como um escape das habituais regras e convenções da Sociedade. Ao acolherem cada vez mais esta celebração os “novos” adultos não estão apenas a rejeitar a concepção tradicional do que significa ser adulto. Estão sobretudo a brincar com a sua identidade de uma forma que os obriga a usar os seus skills e competências criativas/culturais.

No fundo, esta geração está a definir novas fórmulas para o conceito de maioridade e nesse processo, inevitavelmente, mudou a forma como o Halloween é celebrado e percepcionado.

.

 

 

 

Mais Recentes

Federação Portuguesa do Pulmão quer avanço nos rastreios e fim do subdiagnóstico

há 52 minutos

Turismo em massa em Portugal ameaça identidade da gastronomia local

há 1 hora

Conversas de Psicologia regressam a Coimbra com mais de dez oradores principais

há 1 hora

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 14 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 16 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 16 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 17 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 17 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 17 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 18 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 18 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 18 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 19 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 19 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 20 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 20 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 21 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 22 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 23 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.