<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

‘O Tinder das viagens’: quando a tecnologia cria o match perfeito

14 Abril 2025
Forever Young

Aproximam-se vários períodos de férias por excelência: a Páscoa marca o arranque das primeiras escapadinhas, junho traz consigo uma generosa combinação de feriados, e o verão é, por tradição, a época em que os portugueses planeiam as suas férias em casal, família ou com amigos — seja para descansar, explorar, fazer praia ou simplesmente viver novas experiências.

Mas como navegar entre tantas possibilidades? O universo da hotelaria, agências de viagens, operadores turísticos e plataformas online compete lado a lado para captar a atenção (e a preferência) dos viajantes. E é aqui que a tecnologia assume um papel decisivo.

Imagine uma app de encontros, mas em vez de procurar o par ideal, procura a experiência de viagem perfeita. Esta é a nova realidade no turismo e hotelaria, onde ferramentas de Inteligência Artificial (IA) funcionam como um verdadeiro ‘cupido digital’: que liga cada pessoa ao seu destino ideal – com base em preferências, comportamentos e motivações.

“Tal como nas relações pessoais, a primeira impressão é fundamental. Mas no turismo, é a experiência consistente e personalizada que garante uma relação duradoura com aqueles que viajam”, sublinha Pedro Santos, Diretor Geral da Foundever, em Portugal.

O setor do turismo nacional está a viver um momento de crescimento significativo. Segundo os dados provisórios de 2024 do Turismo de Portugal, pernoitaram em Portugal 31,6 milhões de hóspedes, sendo 19,4 milhões estrangeiros (+6,3% face a 2023). Paralelamente, as receitas turísticas ascenderam a 27,7 mil milhões de euros, um crescimento de 8,8% face ao ano anterior.

Este crescimento reforça a importância de oferecer experiências cada vez mais personalizadas, relevantes e intuitivas – algo que só a tecnologia pode escalar com eficácia.

Para lá do primeiro encontro

A IA, que aprende com preferências individuais, permite recomendações cada vez mais personalizadas, ao analisar histórico de viagens, preferências declaradas e comportamentos online para criar experiências adaptadas a cada cliente. Simultaneamente, a análise avançada de dados permite às empresas antecipar as necessidades dos viajantes, processando grandes volumes de informação para prever tendências antes mesmo que os clientes expressem essas necessidades. Estas transformações na forma como o setor compreende e serve os seus clientes são destacadas e identificadas pela Skift e McKinsey no relatório “The Promise of Travel in the Age of AI”.

Os chatbots evoluíram significativamente, utilizando linguagem natural e empática para proporcionar interações mais humanas e resolver questões complexas com maior eficácia. Paralelamente, soluções inteligentes preditivas conseguem antecipar e resolver problemas antes que surjam, ao monitorizarem continuamente fatores como condições meteorológicas ou atrasos operacionais para implementar soluções proativas que minimizam transtornos para quem viaja.

Uma relação construída para durar

O estudo “Navigating Disruption with Generative AI Strategies”, desenvolvido pela Foundever e pela ISG, confirma as conclusões anteriores e acrescenta importantes insights sobre como construir relações duradouras com os clientes no setor de viagens. De acordo com esta investigação, o sucesso das empresas depende fundamentalmente de dois pilares essenciais.

Em primeiro lugar, o estudo enfatiza a importância da personalização contínua da experiência, complementada por recomendações inteligentes fornecidas em tempo real. Num diálogo constante e relevante com os clientes, as ofertas e serviços são adaptadas de acordo com as suas preferências e comportamentos em evolução.

O segundo pilar fundamental identificado é a disponibilização de um apoio ao cliente disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, de fácil acesso e com suporte em múltiplos idiomas (mais de 60 seria o cenário ideal). Assim, eliminam-se barreiras linguísticas que tradicionalmente dificultam a construção de relações de confiança com viajantes internacionais.

tecnologia com empatia está a revolucionar o atendimento ao cliente no setor turístico. A análise de sentimento permite detetar estados emocionais e antecipar necessidades antes mesmo de serem manifestadas. Por exemplo, um sistema pode identificar frustração na linguagem de um cliente e automaticamente escalar o atendimento para um assistente humano especializado. Assistentes virtuais com elevado grau de empatia, complementados por suporte multilingue imediato e fiável, estão a eliminar barreiras de comunicação fundamentais, conforme revela o relatório da Intercom sobre IA no atendimento.

A equipa por detrás deste match deve ser composta por profissionais eficazes na comunicação, resolução criativa de problemas, excelente capacidade organizacional e pensamento estratégico ajustável – competências identificadas pela National Foundation for Educational Research.

Com maior integração entre canais digitais e humanos, novos perfis profissionais, um foco crescente em sustentabilidade e impacto social, as experiências são cada vez mais personalizadas e intuitivas. Estas tendências emergentes, identificadas pela Foundever, são oportunidades concretas para as empresas que pretendem liderar a próxima geração de experiências de viagem. A questão já não é se devemos adotar estas tecnologias, mas quão rapidamente conseguiremos integrá-las para criar o match perfeito entre viajantes e destinos.

Mais Recentes

Nem natação nem pilates: este é o exercício que mais ajuda as pessoas com dores articulares

há 5 horas

Detesta fazer desporto? Descobrimos a alternativa perfeita para si

há 5 horas

Estudo esclarece dúvida: pode uma pessoa celíaca beijar alguém que tenha comido glúten?

há 5 horas

Diz a ciência que é isto que acontece ao corpo se consumir ananás em lata

há 5 horas

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 6 horas

Gelado e esplanada: a combinação perfeita para este verão

há 6 horas

Com este calor nada sabe melhor do que um banho: mas quantos podemos tomar por dia? Especialistas respondem

há 6 horas

Quantos gelados podemos comer nos dias de calor, segundo a ciência?

há 6 horas

Toma algum destes remédios? Então o calor pode ser ainda mais perigoso para si (é preciso muito cuidado)

há 6 horas

Sabe se os seus descontos para a reforma estão certos? Descubra aqui como verificar

há 6 horas

Óbito: Morreu Harald von Hohenzollern. Príncipe alemão morre subitamente a dias de ser pai

há 7 horas

Sabe qual é o estilo de música que afeta o seu cérebro e o pode tornar menos inteligente?

há 7 horas

É este o método mais saudável para cozinhar brócolos, segundo cientistas. Mas tem de ter atenção a um pormenor

há 7 horas

Morangos, mexilhões (e não só). Porque é que podemos contrair hepatite A com alguns alimentos’

há 7 horas

Este destino paradisíaco é o país menos visitado do mundo (e é fácil perceber porquê…)

há 7 horas

O que acontece ao corpo se chegarmos aos 50 °C? Médicos alertam: «calor extremo pode ser mais perigoso do que imaginamos»

há 7 horas

5 sinais silenciosos nas unhas que podem indicar cancro — e que não deve ignorar

há 8 horas

Acha que sabe tomar banho? Especialista revela a parte do corpo que deve lavar mal entra no duche

há 8 horas

Concerto de Beyoncé quase termina em tragédia após falha técnica com carro voador

há 8 horas

Gostava de morar na casa de Karl Lagerfeld? A luxuosa mansão do ícone da moda vai a leilão e o valor pode surpreender

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.