O município de Leiria enviou uma nota de pesar pela morte de uma figura com uma “extraordinária carreira ligada à cultura e ao conhecimento”, avança o Diário de Leiria.
Coordenador Jubilado do Politécnico de Leiria, João Bonifácio Serra, natural de Caldas da Rainha, exerceu funções públicas durante mais de três décadas.
Recorda o município na nota de pesar que desempenhou diversos cargos públicos de elevada responsabilidade, nomeadamente o de assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, entre 1997 e 2006, e o de vogal do Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, em 2009, assumindo a partir de 2011 o cargo de Presidente da Fundação, que ocupou até 2013.
É autor de diversos estudos sobre história de Portugal do século XX, pertenceu à primeira Comissão Instaladora da ESAD e foi coordenador dos cursos de Programação Cultural e de Gestão Cultural nesta escola.
Organizou e participou em inúmeras iniciativas de âmbito cultural, em colaboração com organizações das regiões Oeste e Leiria.
Tem várias condecorações estrangeiras. Em Portugal, refere a Câmara, recebeu a Ordem de Cristo e a da Liberdade e as medalhas de mérito municipal das Caldas da Rainha e de Guimarães.
Em 2022, recebeu a medalha Grau Ouro no Dia do Município de Leiria, “pelo seu percurso de vida dedicado às áreas da cultura, das artes e do ensino, com grande contributo para a afirmação da região de Leiria nestas áreas e do Politécnico de Leiria enquanto instituição de ensino superior público”.
“Manteve nos últimos anos uma profunda relação com o Município de Leiria, tendo assumido a coordenação do Grupo de Missão e a presidência do Conselho Estratégico da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, dando um enorme contributo para o desenvolvimento da estratégia cultural no nosso concelho”, pode ler-se na nota de pesar, na qual o município se associa “ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”.