<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Opinião: «A obesidade e as doenças do fígado»

15 Abril 2024
Gil Faria, cirurgião

Artigo de opinião de Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo, coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde. Professor da FMUP e investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

“Doutor, mas eu nem bebo!” Esta é, hoje em dia, a frase mais ouvida perante um diagnóstico de cirrose hepática. Durante muitas décadas, a cirrose hepática era, quase exclusivamente, consequência do consumo alcoólico. No entanto, a doença hepática não alcoólica tem aumentado de incidência, especialmente a que atualmente se designa por MASLD (Metabolic dysfunction–associated liver disease) e constitui a principal causa de cirrose e falência hepática terminal.

A prevalência global da MASLD aumentou de 25%, no início do século, para cerca de 40% dos indivíduos adultos, em 2020. Um em cada quatro destes doentes tem Esteatohepatite associada a disfunção metabólica (MASH), que tem uma relação significativa a morbilidade e mortalidade. A MASH ocorre quando além da gordura no fígado se desenvolve inflamação e fibrose e pode evoluir para cirrose, falência hepática, cancro hepatocelular e morte.

A principal causa da MASLD é a obesidade e a adiposopatia (doença do tecido adiposo), bem como os distúrbios metabólicos acompanhantes (resistência à insulina/diabetes, dislipidemia e hipertensão). O aumento do risco de MASLD tem acompanhado de forma praticamente sobreponível o aumento global da obesidade. Mais de 80% dos doentes com MASH têm obesidade e o seu desenvolvimento aumenta com a idade e com a presença de diabetes.

O ponto mais importante do tratamento da MASLD é a perda de peso. Qualquer perda de peso, bem como qualquer prática de exercício físico, associam-se a melhoria na gravidade da doença hepática. Uma perda de peso superior a 10% do peso corporal, leva a uma resolução da NASH em >80% dos doentes e à regressão das alterações celulares (fibrose) já estabelecidas.

Foi recentemente aprovado nos EUA o primeiro medicamento especificamente para tratamento da MASH. No entanto, a sua eficácia é cerca de 3-4 vezes menor do que uma perda de peso >10% do peso corporal. Assim, confirma-se a absoluta dependência da MASH com o peso e da sua resolução com o tratamento da obesidade.

A cirurgia metabólica é o melhor tratamento disponível para a obesidade e as suas doenças associadas, incluindo a MASH. A perda de peso esperada com uma cirurgia metabólica é de >30% do peso corporal, sendo o único tratamento existente com essa magnitude de efeito. Melhora a diabetes, a hipertensão, a alteração do colesterol e a apneia do sono em >80% dos doentes; diminui o risco de cancro e de eventos cardiovasculares em >50%. A cirurgia metabólica resulta numa melhoria da MASH e da fibrose associada em >80% dos doentes, em muitos deles resultando numa reversão completa. Esta diminuição da inflamação e da fibrose do fígado vai prevenir a evolução para cirrose, evitar o desenvolvimento do carcinoma hepatocelular e diminuir o risco de morte por doença hepática. Diversos estudos têm comprovado este efeito em doentes com excesso de peso e obesidade, com qualquer das técnicas cirúrgicas atualmente disponíveis.

A cirurgia metabólica é extraordinariamente segura e mesmo os doentes com cirrose hepática (desde que compensada) podem ser submetidos a cirurgia em centros com experiência, sem aumento significativo do risco operatório.

Os únicos fatores associados com a eficácia da cirurgia metabólica no tratamento da doença hepática identificados até ao momento foram a magnitude da perda de peso e a idade jovem. Esta é mais uma das áreas que vem demonstrar que a eficácia da cirurgia metabólica é maior, quanto mais cedo for realizada no curso da doença da obesidade.

Mais Recentes

Nem natação nem pilates: este é o exercício que mais ajuda as pessoas com dores articulares

há 10 horas

Detesta fazer desporto? Descobrimos a alternativa perfeita para si

há 10 horas

Estudo esclarece dúvida: pode uma pessoa celíaca beijar alguém que tenha comido glúten?

há 10 horas

Diz a ciência que é isto que acontece ao corpo se consumir ananás em lata

há 10 horas

Fotoproteção é eficaz… mas não infalível — o alerta de uma dermatologista

há 11 horas

Gelado e esplanada: a combinação perfeita para este verão

há 11 horas

Com este calor nada sabe melhor do que um banho: mas quantos podemos tomar por dia? Especialistas respondem

há 11 horas

Quantos gelados podemos comer nos dias de calor, segundo a ciência?

há 11 horas

Toma algum destes remédios? Então o calor pode ser ainda mais perigoso para si (é preciso muito cuidado)

há 11 horas

Sabe se os seus descontos para a reforma estão certos? Descubra aqui como verificar

há 11 horas

Óbito: Morreu Harald von Hohenzollern. Príncipe alemão morre subitamente a dias de ser pai

há 12 horas

Sabe qual é o estilo de música que afeta o seu cérebro e o pode tornar menos inteligente?

há 12 horas

É este o método mais saudável para cozinhar brócolos, segundo cientistas. Mas tem de ter atenção a um pormenor

há 12 horas

Morangos, mexilhões (e não só). Porque é que podemos contrair hepatite A com alguns alimentos’

há 12 horas

Este destino paradisíaco é o país menos visitado do mundo (e é fácil perceber porquê…)

há 12 horas

O que acontece ao corpo se chegarmos aos 50 °C? Médicos alertam: «calor extremo pode ser mais perigoso do que imaginamos»

há 12 horas

5 sinais silenciosos nas unhas que podem indicar cancro — e que não deve ignorar

há 13 horas

Acha que sabe tomar banho? Especialista revela a parte do corpo que deve lavar mal entra no duche

há 13 horas

Concerto de Beyoncé quase termina em tragédia após falha técnica com carro voador

há 13 horas

Gostava de morar na casa de Karl Lagerfeld? A luxuosa mansão do ícone da moda vai a leilão e o valor pode surpreender

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.