Partilhar

Opinião: «O impacto psicológico da Cyber Monday», Ana Rita Monteiro, psicóloga

Artigo de opinião de Ana Rita Monteiro, psicóloga da Clínica Espregueira no Porto

28 Novembro 2024
Ana Rita Monteiro, psicóloga

A Cyber Monday, ou “Segunda-Feira Cibernética”, emergiu como uma extensão da Black Friday, focando-se em ofertas online, que ocorre sempre na segunda-feira seguinte à Black Friday. Esta segunda-feira dedicada a campanhas promocionais online nasceu, nos anos 60 nos EUA. Em Portugal, o termo foi introduzido pela primeira vez em 2009. Tal como acontece com a Black Friday, o Marketing e o Retalho aproveitam para disponibilizar promoções imperdíveis, de forma a apresentar novas datas para fazer compras. A Cyber Monday é um dos maiores dias do ano para compras online, com muitas lojas organizando descontos imperdíveis.

Quais poderão ser as vantagens e desvantagens da Cyber Monday?

Bom, podemos identificar como vantagens a variedade de produtos; disponibilidade de produtos on-line; descontos maiores; antecipação das compras de Natal e promoções em diversos setores. Para consumidores em Portugal, o Cyber Monday é uma ótima oportunidade para adquirir produtos com preços reduzidos, especialmente à medida que as lojas portuguesas e internacionais adotaram estratégias de descontos para atrair um público crescente de compradores online. Ao invés, as desvantagens concentram-se na compulsão de compras online ou shopping compulsivo, onde eventos como o Cyber Monday estão fortemente ligados a questões emocionais e psicológicas, podendo ser desencadeadas pela pressão das promoções, pelo marketing agressivo ou pela necessidade de gratificação imediata. Manter o equilíbrio é fulcral. Quando esse equilíbrio é exacerbado, poderá acontecer que se utilize as compras como um refúgio emocional, tentando preencher um vazio interno com bens materiais e consequentemente a obstinação na compra dos mesmos. É vital compreender que a felicidade instantânea proporcionada por uma compra não resolve problemas emocionais mais profundos. Comprar itens que não são necessários ou que excedem o orçamento, sentir ansiedade ou culpa após a aquisição das mesmas e escondê-las de outras pessoas são alguns dos sinais de alerta para a oniomania, por isso é importante estar atento a estes sinais – tanto em si como em quem o rodeia.

Salientar também a comparação social, geralmente acompanhada de sentimentos de inadequação que levam a este tipo de comportamentos. A par disto, existe atualmente uma avultada sobrecarga de anúncios e promoções que nos chegam das redes sociais, televisões, entre outros, que podem desencadear um sentimento de urgência especialmente em pessoas predispostas a este comportamento.

Ainda que existam mecanismos que podem ser utilizados para combater esta prática, é relevante, antes de mais, assumir o problema e entender qual a sua raiz. Estabelecer um orçamento realista, fazer uma lista de itens necessários, e questionar a necessidade real de cada compra, são comportamentos fundamentais para evitar compras compulsivas. Aproveitar a vida não se resume a acumular bens materiais. Muitas vezes experienciar coisas simples e momentos de conexão com entes queridos trazem mais satisfação do que compras impulsivas, por isso, caso não lhe seja possível sentir essa alegria e satisfação neste tipo de vivências, talvez a terapia seja algo a considerar uma vez que pode ser um recurso valioso para quem desenvolveu padrões problemáticos com compras. O caminho é entender porque existe essa dependência de consumo e adotar estratégias saudáveis, pois dessa forma é possível desfrutar, sem comprometer o seu bem-estar financeiro, familiar e emocional.

Concluindo, a compulsão por compras no Cyber Monday é muitas vezes um reflexo de questões emocionais mais profundas. Embora as ofertas e o marketing agressivo possam aumentar a tentação de comprar, é importante estar ciente dos gatilhos emocionais e tomar medidas para

controlar o impulso de consumir. Com reflexão, planeamento e apoio emocional, é possível desfrutar das vantagens das promoções sem ceder à pressão emocional das compras impulsivas.

Como gerir o impacto Psicológico?

1) Estabelecer um orçamento: ajuda a controlar impulsos e evitar gastos exagerados;

2) Planear com antecedência: fazer uma lista de necessidades;

3) Praticar autoconsciência: refletir sobre o motivo da compra e sobre como se sente durante o processo de compra ajuda a tomar decisões mais racionais;

4) Distanciar-se das redes sociais: reduzir a exposição a promoções e a anúncios publicitários pode ajudar a minimizar a pressão e o desejo de compra.

Em resumo, o Cyber Monday poderá afetar várias dimensões psicológicas que acabam por alterar o comportamento do consumidor. Com autoconsciência e uma abordagem mais consciente, é possível disfrutar das promoções sem comprometer o bem-estar psicológico.

Mais Recentes

Sexo: mitos sobre que precisa (mesmo) de esquecer para viver uma sexualidade mais feliz

há 3 horas

Estas são as mentiras (inocentes) que contamos num primeiro encontro

há 4 horas

10 superalimentos perfeitos para proteger a sua visão

há 4 horas

10 truques (eficazes) que as lojas utilizam para nos fazer gastar mais dinheiro

há 5 horas

Não entre em pânico: 6 estratégias eficazes para evitar o aumento de peso durante o Natal

há 5 horas

Nem bicarbonato nem limão: esta é a mistura eficiente para tirar o bolor da casa de banho

há 5 horas

Uma mão cheia de dicas do que fazer no supermercado quando vai às compras com o objetivo de emagrecer

há 6 horas

Beber cerveja semanalmente pode ajudar a evitar artrite, é o que assegura este estudo

há 7 horas

Nelson Freitas anuncia celebração dos 25 anos de carreira no Coliseu

há 7 horas

O Natal chegou à Gleba: bolo-rei, panettones e pastelaria de Juliana Penteado

há 8 horas

Tenha um Natal digno de reis: descubra aqui onde

há 8 horas

Cascais celebra Natal com árvore gigante, música e gift cards

há 8 horas

9 em cada 10 portugueses não se importariam de receber prendas de natal em segunda mão

há 8 horas

Demência: o ator Bruce Willis não se lembra da ex-mulher Demi Moore e das filhas de ambos

há 9 horas

Nem verde nem de hibisco, esqueça o chá: esta é a bebida para perder a barriga

há 9 horas

Kate Middleton arriscou e usou (da cabeça aos pés) a cor tendência das redes sociais

há 9 horas

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica: «É uma patologia limitante, mas o conhecimento sobre a doença e o autocuidado levam a caminhos de superação», Sara Durães, médica de Medicina Interna

há 10 horas

A ceia de Natal deste ano vai custar mais aos portugueses: estes são os produtos que aumentaram (e muito) de preço

há 11 horas

Muita sorte e carteira recheada: estes signos que vão acabar o ano de 2024 em grande

há 11 horas

Crédito pessoal: todo o cuidado é pouco, por isso previna-se com estes conselhos

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.