Opinião: O reforço do sistema imunitário começa na microbiota

Artigo de opinião de Nuno Negrão Martins, farmacêutico

Já ouviu dizer, com certeza, que o sistema imunitário desempenha um papel essencial no funcionamento do organismo humano, mas sabia que 70% das células imunitárias estão presentes no intestino?

Por Nuno Negrão Martins, farmacêutico

É neste órgão do sistema digestivo que se encontra a microbiota ou flora intestinal, um conjunto de bactérias, vírus, leveduras e fungos que participa na regulação do sistema imunitário. É, assim, crucial o equilíbrio da microbiota intestinal para o seu bom desempenho nas nossas defesas imunitárias.

Os sintomas de que o seu sistema imunitário pode estar a funcionar mal não se limitam a desconfortos no sistema digestivo. Embora sintomas como vómitos, gases, náuseas e dores abdominais possam ser alarmantes, a baixa imunidade também pode traduzir-se em febre, infeções frequentes (por exemplo, herpes ou amigdalite), olhos secos, manchas na pele, fadiga, dores articulares e até queda de cabelo.

Para prevenir estes casos, é fundamental apostar no fortalecimento da microbiota intestinal e zelar pelo seu bom funcionamento. Assim, deve optar-se pela adoção de uma alimentação saudável, rica em fibras e alimentos que contenham probióticos, isto é, microrganismos vivos, como bactérias ou fungos. Alimentos fritos ou açucarados, bem como processados, devem ser evitados. Já alimentos como vegetais, frutas, aveia, linhaça, amêndoas, grãos (todos ricos em fibras), cogumelos (fungo e antioxidante) e iogurte (alimento fermentado), devem ser valorizados.

Para além dos cuidados a ter com a alimentação, são de extrema importância para o sistema imunitário a prática regular de exercício físico, a hidratação, um sono tranquilo, a redução do stress, a não utilização de substâncias como álcool e nicotina, e a exposição ao sol, que fomenta a absorção de vitamina D.

Pode, ainda, complementar com suplementos alimentares, como a gama Osmobiotic Immuno, com três formulações, todas compostas por vitamina D e três estirpes adaptadas a cada fase da vida. Osmobiotic Immuno ajuda na regulação da imunidade e no reequilíbrio da microbiota intestinal, através de estirpes microbióticas selecionadas, utilizando uma tecnologia de microencapsulamento que garante uma colonização cinco vezes superior. Osmobiotic Immuno Criança (dos 3 aos 16 anos) e Osmobiotic Immuno Adulto (dos 16 aos 60 anos) estão disponíveis em 30 saquetas de pó orodispersível com sabor a framboesa e alperce, respetivamente. Osmobiotic Immuno Sénior, indicado para mais de 60 anos, está também disponível em 30 saquetas para dissolver na água com sabor neutro.

Com uma toma diária recomendada durante 30 dias, Osmobiotic Immuno garante o reforço das defesas imunitárias, com uma formulação sem glúten, lactose e outros alergénios alimentares.

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

9 + 1 =