Partilhar

Opinião: «Videojogos no ensino, uma ferramenta que potencia a aprendizagem», Vítor Girão Bastos, Mestre em Educação na área “Tecnologias Digitais”

Artigo de opinião de Vítor Girão Bastos, Professor de Geografia, Mestre em Educação na Área de Especialidade “Tecnologias Digitais”

15 Janeiro 2025
Vítor Girão Bastos, Professor de Geografia, Mestre em Educação na Área de Especialidade "Tecnologias Digitais"

Há já algum tempo que utilizo os videojogos em contexto de aprendizagem, enquanto metodologia de aprendizagem ativa inovadora. Com a evolução tecnológica, os videojogos deixaram de ser apenas um passatempo, passando a ser aliados na aquisição e desenvolvimento de diversas competências, que considero estruturantes, nos alunos. Além disso, podem ser uma fonte de motivação.

De uma forma geral, ainda é visível alguma resistência no uso pedagógico dos videojogos. Mas o meu “saber só de experiência feito”, tem-me revelado que são diversos os benefícios pedagógicos do seu uso. Considero quase inquestionável os seus benefícios no processo de ensino e de aprendizagem.

Ao contrário do que se possa pensar, os videojogos criam ambientes interativos onde os alunos podem aprender de forma dinâmica, prática e divertida. No meu caso, tenho produzido e utilizado videojogos que, de alguma forma, se podem integrar na aprendizagem da disciplina que leciono – Geografia.

Assim sendo, por experiência própria, posso afirmar, com toda a certeza, que a utilização de videojogos educativos traz diversas vantagens. A motivação e consequente envolvimento dos alunos, como mencionado anteriormente, é uma das principais. Sabemos como, por vezes, pode ser difícil manter os alunos interessados e empenhados nas tarefas escolares. Contudo, ao disponibilizarmos conteúdos interativos e apelativos como os videojogos, conseguimos captar mais facilmente a atenção dos alunos e motivá-los a ter um papel mais participativo. Por outro lado, a utilização de videojogos permite, ainda, desenvolver competências como o raciocínio lógico, resolução de problemas e tomada de decisão em tempo real.

Outra das vantagens é que os videojogos permitem uma aprendizagem ao ritmo de cada aluno, contribuindo para que cada um possa explorar os conceitos de forma individual e progredir quando se sente preparado. Existem também alguns jogos que incentivam a colaboração e o trabalho em equipa, ao mesmo tempo que oferecem uma competição saudável. Tais dinâmicas reforçam as relações interpessoais e promovem competências de comunicação e colaboração. Por fim, no ambiente virtual, os alunos têm a liberdade de falhar e tentar novamente, o que promove um estilo de aprendizagem resiliente, fazendo com que o “erro” seja algo natural.

Posto isto, reforço que, de acordo com o meu “saber só de experiência feito” – como diria Camões – os videojogos, quando utilizados de forma eficaz, são uma ferramenta valiosa em contexto pedagógico. São um excelente recurso que permite enriquecer e complementar os espaços de aprendizagem permitindo que os alunos adquiram e desenvolvam diversas competências, as quais podem ser mobilizadas a curto prazo, em contextos de aprendizagem escolar, mas também a longo prazo, na aprendizagem ao longo da vida, quer em contexto pessoal ou laboral.

Como professores, e tendo em conta o papel fundamental que temos na educação e no desenvolvimento dos alunos, é importante vencer algumas resistências e alguns receios, indo por “mares nunca de antes navegados”, acompanhando os tempos e as novas tecnologias pelo bem da aprendizagem dos nossos alunos. A Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) lançou o manual prático “Games in Schools”, que pode ser um recurso para professores que querem começar a utilizar videojogos como complemento ao ensino. Afinal, os videojogos, longe de serem uma distração, podem ser uma forma eficaz de envolver os alunos e promover uma aprendizagem mais profunda, prática e significativa.

Mais Recentes

Sabe trocar uma lâmpada? Pesquisa revela que 25% dos jovens da geração Z não o sabem fazer

há 8 minutos

Cancro do Pulmão: deixar de fumar é a melhor decisão para prevenir

há 43 minutos

Uma dúvida que importa esclarecer: pode comer chocolate depois de fazer uma tatuagem?

há 1 hora

Composto químico testado em ratinhos reduz cancro da mama e metástases

há 1 hora

IA identifica risco de cancro na mama com bastante antecedência

há 1 hora

Truques e dicas para ter sempre aquele bom ar que todos invejam

há 2 horas

Revelado o segredo: porque são os sacos de rede das laranjas vermelhas?

há 3 horas

Nutricionista condena o pão que se vende nos supermercados: «é uma bomba de açúcar»

há 3 horas

Situações extremas requerem medidas “drásticas”: restaurante dá aos clientes pistolas de água para espantar gaivotas

há 3 horas

Entrevista: «Quando escolhemos cuidar de um animal, assumimos a responsabilidade de lhe oferecer uma vida repleta de amor, conforto e respeito», Cristina Soares, diretora de Operações Tiendanimal

há 3 horas

Podemos beber vinho branco com gelo? Esta é a opinião de dois especialistas

há 4 horas

Óbito: Morre a escritora Marina Colasanti, autora de mais de 70 obras

há 4 horas

Esta pizzaria manda tapar os buracos das ruas para evitar danos nas pizzas

há 4 horas

Estudo revela que «taxa de aquecimento dos oceanos quadruplicou em 40 anos»

há 6 horas

Governo não tocará em “nenhum direito adquirido” nas reformas e recusa antecipar medidas futuras

há 6 horas

Google passa a usar ‘Golfo da América’ em vez de ‘Golfo do México’ nos EUA

há 6 horas

Cruz Vermelha alerta para risco de propagação de vírus em laboratório na RDCongo

há 6 horas

Tivoli Hotels & Resorts procura novos talentos de Norte a Sul

há 6 horas

Estudo revela que jejum pode ajudar a reduzir a inflamação: saiba como

há 7 horas

O avião cheira a meias sujas? A resposta pode estar nesta síndrome e não num passageiro pouco higiénico

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.