<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

O serviço que permite aos utentes pedir uma autodeclaração de doença tem cada vez mais procura, tendo sido já emitidas 888 mil baixas pelo SNS desde 2023, com 163 mil pessoas a atingirem o limite de pedidos por ano.

 

Os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), avançados hoje à agência Lusa, indicam que as 888 mil baixas de curta duração (três dias) foram passadas entre os dias 01 de maio de 2023, quando o serviço foi criado, e 31 de março deste ano.

No balanço observa-se que há cada vez mais pessoas a recorrer a este novo modelo desde que entrou em vigor: Entre maio e dezembro de 2023, foram passadas 264 mil baixas, no ano seguinte o Serviço Nacional de Saúde emitiu 462 mil, o que representa um aumento de 17%.

Mas o grande aumento poderá acontecer este ano se se mantiver a tendência registada até 31 de março, período em que foram pedidas 162 mil baixas.

Em média, em 2023 foram passadas 1.077 baixas por dia, um número que subiu para 1.265 no ano seguinte (mais 17%). Já nos primeiros três meses deste ano, o SNS emitiu, em média, 1.800 baixas diárias, o que representa um aumento de 67% em relação ao ano em que foi lançado o serviço.

Em 2024, quando foram emitidas cerca de 462 mil autodeclarações de doença, os meses de janeiro (61 mil), dezembro (50 mil) e maio (38 mil) foram os que registaram o maior número de pedidos.

Já este ano, o mês que registou o maior número de pedidos foi janeiro (67 mil), seguido de fevereiro, com 48 mil, e março, com 47 mil.

Nestes dois anos, cerca de 163 mil utentes atingiram o limite de duas autodeclarações de doença por ano, que permite justificar as faltas ao trabalho.

Os canais digitais do SNS 24, nomeadamente a App e o Portal, são os meios preferenciais para a emissão de ADD, segundo os SPMS, que apontam a “poupança de recursos e de tempo, quer para médicos, quer para cidadãos”, como uma das vantagens da utilização dos canais digitais do SNS 24.

A autodeclaração de doença foi desenvolvida para facilitar a vida das pessoas, promovendo uma poupança nas deslocações aos cuidados de saúde primários e nos recursos de saúde, num trabalho coordenado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, em articulação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e o apoio operacional dos SPMS.

A autodeclaração da doença pode ser requerida por qualquer trabalhador na área pessoal do Portal SNS24, na aplicação SNS24 ou na Linha SNS24 (808 24 24 24) e permite justificar a ausência ao trabalho nos primeiros três dias de doença, não havendo lugar ao pagamento de retribuição por parte da entidade patronal.

HN // ZO

Lusa/Fim

Mais Recentes

Adoce o seu fim-de-semana com este chocolate: vem do Dubai mas já está em Portugal (e é ainda melhor)

há 8 horas

Quer mais (e melhor) sexo? Beba e dê a beber estes chás

há 9 horas

Até ao fim de maio estes signos vão encontrar o amor (da sua vida)

há 9 horas

Análise deteta cancro em pessoas sem sintomas

há 9 horas

Descobrimos o segredo da felicidade e queremos partilhá-lo consigo

há 10 horas

Cientistas preveem o fim do mundo: «o universo pode desligar mais cedo do que o esperado», garantem

há 10 horas

Gosta de tomar o seu café calmamente? Atenção: pode ficar muito mais caro (tudo depende do tempo)

há 10 horas

Supermercado implementa medida sem precedentes para a carne devido a sérias preocupações com o bem-estar 

há 11 horas

Quando vai às compras compra mais do que o previsto? Este é o truque (secreto) da Mercadona para vender mais

há 11 horas

Autoridades alertam: «Se comprou palitos de pão integral da marca Auchan devolva-os»

há 11 horas

Opinião: «O que fazer com a celulite a poucos dias do verão?», Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética

há 12 horas

«Venha respirar fundo, mexer o corpo e apoiar uma causa maior», é o desafio da psicóloga Catarina Lucas

há 12 horas

Neste restaurante cada golo da final da Taça de Portugal terá imperial à borla

há 12 horas

Wells aumenta a oferta na saúde preventiva com autoteste para deteção de hipotiroidismo

há 14 horas

Cores, arte e tradição lisboeta dão vida aos novos quartos desta unidade hoteleira lisboeta

há 14 horas

Pernoite nesta suite de luxo e, se gostar, pode comprar as peças de decoração

há 14 horas

Se vai alugar um carro este verão, cuidado: 7 erros que deve evitar para não estragar as férias

há 14 horas

O local onde mora faz as suas viagens ficarem 30% mais caras, mas esta é a solução

há 14 horas

Óbito: Morreu a pugilista Georgia O’Connor

há 14 horas

Óbito: Morreu o músico Daniel Williams, ex-baterista da banda Devil Wears Prada

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.