Porque têm as mulheres afrontamentos na menopausa?

Duram apenas alguns segundos ou minutos, mas os afrontamentos constituem a face mais visível de que o relógio biológico anunciou a chegada da perturbadora menopausa.

Com o anunciar da menopausa chegam os afrontamentos, vagas de calor que sobem, começando no peito e avançando em direção à cabeça. O rosto fica avermelhado, como se escaldasse e podem surgir no peito, no pescoço e nos braços manchas vermelhas.

Cada mulher vive a menopausa de uma forma diferente: algumas atravessam esta fase de mudança praticamente sem sintomas, enquanto outras a vivem de uma forma muito intensa. A irregularidade dos períodos menstruais é o fator que, normalmente, anuncia a menopausa. O fim da menstruação pode ser gradual, estendendo-se durante anos, mas também pode ser súbito, sem qualquer aviso prévio.

Trata-se de uma consequência das flutuações ovulatórias: os níveis de estrogénios entram em declínio, os ovários deixam de produzir óvulos e, em consequência, a fertilidade vai diminuindo. Com os níveis de estrogénios em queda, emerge um dos sintomas comuns da menopausa, porventura o que mais incómodo causa: os afrontamentos.

A baixa súbita de estrogénios interfere, de uma forma não totalmente esclarecida, com o hipotálamo, que é o nosso termóstato. A informação transmitida é a de que o organismo se deve libertar do “calor” e dá-se então uma dilatação mais rápida dos vasos sanguíneos, provocando um aumento da temperatura da pele.

O aumento da temperatura faz também suar, o que pode desencadear calafrios e uma sensação de fraqueza e até desmaio. Os afrontamentos duram, normalmente, entre 30 segundos a alguns minutos, mas a frequência e a duração variam de mulher para mulher. Tanto podem ocorrer de hora a hora como ocasionalmente, e tanto podem manter-se por um ano como nem sequer se manifestarem. Quando estão presentes, podem ter como consequência os suores noturnos. A mulher acorda encharcada e com arrepios, tendo, de seguida, dificuldade em adormecer ou em atingir o sono profundo.

Estas irregularidades no sono estão, muitas vezes, na origem de alterações no humor. A irritabilidade é a face mais notória desse estado de espírito num corpo a braços com a mudança.

Os sintomas da menopausa tornam, por vezes por isso, necessária uma intervenção no sentido de aliviar o seu impacto sobre o bem-estar da mulher. Existem várias terapias disponíveis, mas existem alguns cuidados que a própria mulher pode adotar no sentido de aliviar este desagradável sintoma, os afrontamentos:

– Vestir-se em camadas: que se retiram à medida que o calor vai subindo ao rosto.

– Evitar comida e bebidas quentes, ambientes quentes, álcool, cafeína, comidas picantes e tabaco.

– Praticar exercício físico: além de ter também efeitos na diminuição dos afrontamentos, tem vantagens em relação ao aumento de peso.

Ler Mais