Portugal entra hoje no mundial frente ao Gana. Venha conhecer este país africano

Algumas curiosidades sobre o Gana

O Gana localiza-se no leste de África fazendo fronteira com o Togo e a Costa do Marfim. A sua capital é a cidade de Acra.

Com 238 mil quilómetros quadrados, o Gana é um dos países africanos mais pequenos. A maioria da população fala algum dos vários idiomas locais (asante, ewe, boron, fante…), mas a língua oficial do país é o inglês.

A maior parte da população é cristã (cerca de 71%), mas existem muitos muçulmanos (17%) e pessoas sem religião (5%).

O maior grupo étnico de Gana é o akan, no entanto, existem mais 52 grupos étnicos.

As maiores cidades de Gana são por ordem de grandeza: Acra, Kumasi, Tamale, Takoradi e Ashiaman.

A moeda do país é o cedi. O maior lago artificial do mundo é o lago Volta, com 8.500  quilómetros quadrados.

O clima é quente e húmido durante grande parte do ano. Mas, quanto mais a norte, mais quente e seco se torna o território.

Gana é um grande exportador de minérios, principalmente ouro, diamante, manganês e bauxita. O país é também o segundo maior produtor mundial de cacau, ficando apenas atrás da vizinha Costa do Marfim.

A população é conhecida pela produção do kente, um tecido colorido usado em turbantes, batas e vestidos.  Já a bebida mais consumida no país é o pito, uma espécie de cerveja local, enquanto um dos principais pratos da culinária de Gana é o kelewele: banana frita temperada com pimenta e gengibre.

Falando de futebol, a seleção de Gana participou pela primeira vez num mundial em 2006, na Alemanha, mas em 2010 conseguiu chegar aos quartos de final do torneio, na África do Sul.

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

10 + = 17