Presentes de última hora? 6 dicas para compras online de Natal em segurança

Evite comportamentos de risco online

Faltam apenas alguns dias para o Natal mas nem todos os portugueses terão já assegurado a lista de compras. Quem ainda tem presentes para encomendar e tenciona recorrer ao comércio electrónico deverá, porém, ter alguns cuidados para garantir que a experiência é positiva.

«É extremamente importante que os utilizadores sigam as recomendações de forma a estarem seguros na realização das suas actividade e compras digitais. As épocas festivas representam por norma mais uma janela de oportunidade para o cibercrime, sendo que a adopção de tecnologia de segurança e boas práticas fazem a diferença», garante Ricardo Neves, Marketing manager na ESET Portugal.

A empresa dedicada a cibersegurança dá, por isso, seis dicas para os portugueses comprarem online em segurança:

 

Compre apenas de lojas online de confiança

Mitigar os riscos associados às compras online significa evitar lojas suspeitas, sem provas dadas no mercado, ou com reviews questionáveis. Escolha vendedores com boa reputação para evitar esquemas fraudulentos.

 

Há ofertas demasiado boas para serem verdade

Durante a quadra festiva, os cibercriminosos apostam na noção de que ninguém consegue resistir a um bom preço. Mas os utilizadores devem manter-se atentos, especialmente se encontrarem produtos de marcas de luxo ou gadgets por valores muito abaixo do preço de mercado. As promoções extremas são de suspeitar, em particular se tiverem a sua origem num vendedor desconhecido.

 

Procure sites que usem encriptação (HTTPS)

Antes de avançar para o carrinho de compras, verifique se a loja online usa encriptação. Isto pode ser detectado pelo logo de um pequeno cadeado na barra de endereços do seu browser e um endereço web que começa com “https://”. Este tipo de encriptação assegura que dados sensíveis, tais como as credenciais da sua conta, não serão enviados de forma clara, acrescentando uma camada extra de protecção, independentemente de estar a fazer compras utilizando o seu Wi-Fi doméstico ou um hotspot Wi-Fi público (que, ainda assim, deve evitar). Mas, atenção: já existem websites fraudulentos que usam encriptação, portanto mantenha-se vigilante e certifique-se de que está a lidar com um vendedor respeitável.

 

Use software de segurança de topo que inclua protecção na Internet

Enquanto faz compras online, uma das melhores medidas de segurança que pode adoptar é usar uma solução de segurança completa. Por norma, incluem funcionalidades como o bloqueio de websites suspeitos, oferecendo protecção contra a maioria dos tipos de ataque e até protecção em pagamentos para compras e transacções.

 

Pense antes de comprar ou fornecer a sua informação pessoal

O que está a comprar, onde, e que tipo de informação a loja lhe está a pedir enquanto completa a sua compra são perguntas que deve fazer antes de avançar. Se decidir comprar, verifique os dados que o vendedor solicita, preencha apenas a informação necessária e não partilhe demasiado para evitar que os dados vão parar às mãos erradas no caso de uma fuga de informação.

 

Verifique o seu extracto e contacte o seu fornecedor de cartão de crédito e a loja caso repare em algo suspeito

Após efectuar uma compra, é uma boa ideia verificar o saldo da sua conta e garantir que tudo bate certo. Se alguma coisa estiver incorrecta, contacte de imediato o seu fornecedor de cartão de crédito para perceber o que se passa e, se algo de suspeito surgir, pode evitar perder o seu dinheiro para cibercriminosos bloqueando os seus cartões.

 

 

 

 

(artigo originalmente publicado no site Marketeer)

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...