Num estudo do International Journal of Workplace Health Management, 200 colaboradores de três empresas no Reino Unido foram incentivados a fazer exercício físico em ambiente profissional durante o almoço. Regressaram ao escritório, sentindo-se menos cansados, mais produtivos – e mais pacientes e tolerantes com os seus colegas de trabalho. São estudos como este que mostram que o desporto em ambiente profissional passou de um “nice-to-have” para “must-have” em empresas de todas as dimensões.
Neste sentido, o Urban Sports Club apresenta 4 desportos que podem melhorar o ambiente das equipas no escritório.
- Crosstraining. As boxes de crosstraining (local onde se pratica a modalidade) são conhecidas pelas fortes comunidades criadas em torno desta prática desportiva. Esta modalidade implica a aprendizagem e prática de múltiplos exercícios que permitirão um aumento de resistência, flexibilidade, agilidade, força e, claro, o trabalho em equipa no sentido de pertença a uma comunidade. Esta prática pode ser benéfica para o ambiente no escritório, para a cultura e produtividade da empresa, pelos mesmos motivos que é importante para o colaborador – além de se sentir mais saudável, será mais resiliente, flexível e proativo.
- Plogging. O plogging é uma combinação de “jogging” com a palavra sueca “plocka” que significa “recolher”. O plogging combina jogging com a recolha de lixo nas ruas e na natureza, proporcionando aos colaboradores de uma empresa a oportunidade de praticarem exercício físico enquanto cuidam do meio ambiente. O propósito que dão à prática de exercício físico fará com que os colaboradores se tornem mais abertos a encontrar, também, o propósito da equipa e da empresa, em conjunto.
- Futebol. Os desportos coletivos são altamente benéficos para o desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa, por várias razões, mas sobretudo porque ninguém ganha um jogo coletivo sozinho. Numa equipa constituída por 5, 7 ou 11 atletas, a comunicação, competitividade, resiliência e confiança são essenciais – o mesmo se aplica ao funcionamento de qualquer equipa de trabalho. Uma partida de futebol é, também, uma excelente forma de estreitar laços entre os colaboradores, que terão oportunidade de conviver num contexto profissional diferente e divertido.
- Artes Marciais e Desportos de Combate. A prática de artes marciais e desportos de combate tem uma vertente estratégica muito interessante. Estas modalidades aumentam entre outras, o aumento da concentração, desenvolvimento estratégico e a rapidez de reação dos colaboradores. Muitas vezes estes desportos são praticados em duplas, o que, para quem trabalha neste registo, traz muitos benefícios, sobretudo no desenvolvimento de confiança e motivação mútua.