Partilhar

Redes sociais chegam ao pódio das fontes de atualização, mas a media tradicional permanece mais credível, revela estudo

No entretenimento os canais de televisão abertos e rádio ganham relevância para os +45 anos.

11 Janeiro 2024
Forever Young

Canais de televisão abertos e motores de busca, continuam a liderar o ranking de indispensabilidade por parte dos portugueses, e face a 2022, verificou-se, em 2023, um crescimento na perceção de indispensabilidade de todos, à exceção dos jornais.

Esta é uma das conclusões do estudo “Meaningful Media” realizado pelo quarto ano consecutivo pela Havas Media Network, com o objetivo de estudar a forma como os portugueses se relacionam com os meios de comunicação e a publicidade.

O padrão de consumo mantém-se, com os motores de busca, redes sociais e canais de televisão abertos a liderar o top de consumo semanal.

No entanto, os resultados referentes à relevância dos meios variam consoante as faixas etárias: até aos 34 anos, as redes sociais e os motores de busca lideram; já a partir dos 45 anos, os canais de televisão abertos assumem maior relevância. Youtube e Streaming de Música apenas marcam presença no TOP 5 de relevância dos mais jovens (15/24 anos).

O pódio da credibilidade continua a pertencer aos meios tradicionais, com reforço dos canais de televisão generalista na liderança e a subirem 3 pp., tal como os motores de busca.

No caso das duas franjas mais jovens (15/34) as Redes Sociais integram este TOP 5. Quando falamos em Atualização de Informação, estas plataformas são as eleitas para esta função, no caso dos 15/24 anos.

Os motores de busca mantêm-se também como principal fonte de novas descobertas, seguidos das redes sociais, ambos a demonstrarem um aumento significativo face ao período homólogo.

Esta perceção é das mais consensuais entre faixas etárias, existindo apenas uma troca de posição no caso dos 15/34 anos, onde as redes sociais lideram o pódio neste indicador.

Por outro lado, e no que toca à publicidade, a tendência mantém-se: os canais de televisão abertos, as redes sociais e a rádio integram o top 3 de atenção.

O Youtube, que continua a liderar a perceção de incómodo, entra, desta vez, também no top 5 de atenção; o que leva a antever que, provavelmente, os motivos que justificam a atenção serão coincidentes com os drivers de intrusão.

Segundo Sofia Vieira, diretora de Insights & Strategy do Havas Media Network: “Num mundo digital que ganha cada vez mais terreno, é interessante verificar que os canais de TV abertos e os motores de busca permanecem inabaláveis como pilares do consumo regular. No entanto, embora a confiança depositada nos meios tradicionais pareça transcender gerações, a conveniência do consumo on-demand ganha claramente relevância entre os mais jovens. No que toca à dualidade entre atenção e intrusão, a repetição e a inevitabilidade de anúncios emergem como protagonistas, sendo o nosso desafio a capacidade de escapar a este dilema.”.

Nota técnica: 

Nesta quarta edição do estudo, foram realizadas 600 entrevistas a pessoas residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, realizadas em outubro de 2023. 

Mais Recentes

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 13 horas

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 13 horas

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 13 horas

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 13 horas

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 14 horas

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 15 horas

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 15 horas

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 16 horas

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 16 horas

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 18 horas

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 19 horas

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 19 horas

Diga adeus aos buracos na parede: com esta invenção tudo fica muito mais simples (por apenas 4,99 euros)

há 20 horas

Descobrimos a árvore de Natal perfeita: é original, não ocupa espaço e custa 12,99 euros (só no Ikea)

há 20 horas

É a loucura: este brilho labial da Mercadona com efeito tridimensional é perfeito para o Natal

há 20 horas

Óbito: Morreu o artista plástico moçambicano Noel Langa

há 21 horas

Filme revela o músico Elton John como nunca o viu antes: como bónus mostra imagens inéditas de John Lennon

há 21 horas

Óbito: Morreu o pianista e compositor francês Martial Solal

há 21 horas

Cancro do pâncreas: estudo poderá facilitar deteção precoce da doença

há 21 horas

As 5 prendas vintage que toda a gente vai querer receber este Natal

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.