<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Reforma antecipada sem cortes para carreiras longas

12 Fevereiro 2020
Forever Young

Se tem 60 anos de idade e 40 anos de descontos pode pedir a reforma antecipada, mas só uma carreira muito longa impede penalizações.

A reforma antecipada é possível para quem tem um mínimo de 60 anos de idade e, com aquela idade, já conta com, pelo menos, 40 anos de contribuições.

No entanto, a antecipação da reforma implica a aplicação de fortes penalizações: 0,5% por cada mês de antecipação em relação à idade normal de acesso à pensão (66 anos e 5 meses em 2020), além da aplicação do fator de sustentabilidade (redução de 15,20% em 2020 ). À penalização de 0,5% por cada mês de antecipação é possível deduzir 4 meses por cada ano de contribuições para além dos 40 anos. Por exemplo, 43 anos de contribuições permitem antecipar a reforma em um ano sem sofrer esta penalização, ou seja, aos 65 anos e 5 meses de idade.

Para que a pensão não sofra cortes, é necessário apresentar aquilo que a lei classifica como carreira muito longa. Além da idade mínima de 60 anos, é preciso apresentar 48 anos com descontos ou 46 anos de contribuições e ter começado a descontar antes dos 17 anos. Só satisfazendo estas condições é que não se aplica a redução de 0,5% por mês de antecipação e o fator de sustentabilidade.

Quem contribuiu para diferentes regimes contributivos (regime geral de Segurança Social, função pública, estrangeiro, entre outros) poderá utilizar toda a carreira contributiva para aceder a este regime de pensão antecipada sem penalizações.

Em caso de dúvidas sobre os seus direitos, contacte o nosso serviço de informação.

Mais Recentes

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 49 minutos

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 1 hora

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 1 hora

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 2 horas

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 3 horas

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 3 horas

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 4 horas

Investigadores canadianos associam pesadelos à intolerância à lactose

há 4 horas

Estudo: células cerebrais descobrem “armazém secreto” de açúcar que protege contra o Alzheimer

há 4 horas

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 18 horas

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 19 horas

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 19 horas

O “Monstro de Londres”: o agressor que aterrorizou a cidade antes de Jack, o Estripador

há 20 horas

IDO1: o “interruptor” do colesterol que pode salvar milhões de vidas

há 20 horas

Clima extremo faz portugueses repensarem férias: reservas flexíveis e ‘coolcations’ ganham força

há 22 horas

Estudo: Alterações climáticas vão reduzir produção das principais culturas globais até 2100

há 23 horas

Eletricidade: cavernas de sal podem tornar-se super baterias subterrâneas (e a Alemanha está entusiasmada)

há 23 horas

Escaldões: por que o after sun pode não ser a melhor solução e o que deve usar para aliviar a pele

há 24 horas

Aldeia sérvia reivindica ser o berço do primeiro vampiro do mundo

há 1 dia

Porque está a Terra a girar mais depressa? Cientistas estão intrigados com os dias mais curtos deste verão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.