Partilhar

Sabe quanto vale a fortuna pessoal de Carlos III de Inglaterra? Arrisque um número e veja se acertou

Venha verificar se acertou

9 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

A fortuna pessoal do rei Carlos III de Inglaterra ascende a cerca de 1.815 milhões de libras (2.060 milhões de euros), depois de ter recebido a herança da mãe, Isabel II, segundo o jornal britânico “The Guardian”, avança a Lusa.

Embora o jornal admita que o valor real dos bens privados do monarca é “impossível saber” e está “escondido do escrutínio público”, reuniu uma equipa de 12 especialistas em imobiliário, automóveis e arte, entre outras áreas, que fez uma análise dos bens do monarca, quantificando a riqueza.

Um porta-voz do rei, questionado pelo jornal, negou que as estimativas estejam corretas: “Embora não comentemos as finanças pessoais [de Carlos III], estes números são uma mistura criativa de especulações, suposições e incorreções”.

Segundo o jornal, entre outros bens, o rei herdou da mãe o Castelo de Balmoral, na Escócia, rodeado por cerca de 21 mil hectares de terras, avaliadas em 80 milhões de libras (90 milhões de euros), e as terras de Sandringham, no leste de Inglaterra, com 6.400 hectares de terras aráveis terreno, avaliado em 250 milhões de libras (280 milhões de euros).

Os bens que passem de um monarca para o herdeiro estão isentos de imposto sucessório, que no Reino Unido é de 40% para propriedades acima de 325.000 libras (368.000 euros), segundo um acordo de 1993 entre Elizabeth II e o então primeiro-ministro britânico John Major.

O “The Guardian” estima ainda que Carlos III seja proprietário de viaturas particulares no valor de 6,3 milhões de libras (7,15 milhões de euros), uma coleção filatélica avaliada em 100 milhões de libras (113 milhões de euros) e obras de arte, incluindo obras de Salvador Dalí e Marc Chagall, avaliadas em 24 milhões de libras (27 milhões de euros).

O Palácio de Buckingham recusou facultar estimativas da fortuna do rei, justificando que as contas do soberano devem “permanecer privadas, como as de qualquer outro indivíduo”.

Além do património pessoal, o jornal lembra que grande parte dos bens utilizados pela família real britânica estão incluídos no chamado Crown Estate, um conglomerado de terras e bens avaliados em 15.600 milhões de libras (17.700 milhões de euros) que pertencem formalmente ao rei, embora com controlo limitado.

Todos os anos, o Governo atribui à Coroa 25% dos lucros gerados por esse conglomerado, valor que no exercício 2020-2021 foi de 86 milhões de libras (97 milhões de euros).

Além disso, o rei recebe anualmente os benefícios do ducado de Lancaster (cerca de 18.000 hectares rurais em Inglaterra e várias propriedades comerciais e históricas), cerca de 20 milhões de libras (22 milhões de euros) e do seu filho mais velho, William, os do ducado de Cornwall – uma quantia similar -, que passaram a fazer parte da sua fortuna pessoal.

Mais Recentes

Educar um adolescente nunca é fácil: obtenha uma ajuda extra com estas 3 dicas (essenciais)

há 36 minutos

Conquiste um estilo de vida mais saudável seguindo estes 5 passos simples

há 2 horas

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «no lúpus os corticoides são uma espécie de empréstimo a prazo, em que os juros vão aumentando», José Alves, médico

há 5 horas

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «O doente devera ser o gestor da sua doença se tiver ao seu dispor o máximo de informação sobre a sua patologia», Carlos Carneiro, médico

há 5 horas

Demência: «doenças cardíacas comuns podem aumentar o risco», revela prestigiada organização internacional

há 23 horas

O primeiro snack de cogumelos com sabor a trufa chega agora a Portugal e nós descobrimos onde se pode comprar

há 23 horas

Um resultado deveras preocupante: «60% das pessoas estão constantemente stressadas no trabalho», assegura este estudo

há 1 dia

Opinião: «Dismorfia corporal, quando há uma excessiva preocupação com um defeito corporal imaginário», Cátia Lopes, hipnoterapeuta

há 1 dia

A coleção de Halloween para decorar a casa com produtos a menos de 2 euros está no Aldi

há 1 dia

Novidade do Lidl gera grande alvoroço entre os clientes: e você, já foi “apanhado”?

há 1 dia

Inditex (dona da Zara) procura funcionários e oferece salários até 70 mil euros

há 1 dia

A prevenção do HPV volta a brilhar na passerelle da ModaLisboa

há 1 dia

Cancro colorretal: «A colonoscopia é extraordinariamente segura e eficaz, pelo que não deve haver receio de fazer o exame», Ricardo Rio-Tinto, gastrenterologista

há 1 dia

É cada vez mais importante proteger os mais velhos dos golpes e fraudes online: aprenda aqui como o fazer (e ajude os seus pais e avós)

há 1 dia

No Dia Mundial do Ovo descubra os benefícios deste alimento presente em todas as casas

há 1 dia

7 alimentos e bebidas que o vão ajudar quando se sentir desidratado, além da água

há 1 dia

Precisa de um eletrodoméstico novo? Faça sempres estas cinco perguntas antes de o comprar

há 1 dia

Esta desvendado o mistério: Oreo diz “Olá a Portugal”! A sua bolacha preferida vai ficar, mas está diferente

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor de reggaeton El Taiger

há 1 dia

Morreu a atriz Nobuyo Oyama, a voz de Doraemon

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.