Sabe que existe mais do que um envelhecimento? Passamos a explicar

Saiba mais no artigo que se segue.

Um estudo publicado na revista Nature Medicine defende que o processo de envelhecimento do ser humano pode ser dividido em quatro categorias, ou seja, existem quatro tipos de envelhecimento.

O envelhecimento é algo natural e inevitável, mas nem todas as pessoas envelhecem à mesma velocidade. Essa constatação levou os cientistas a afirmam o motivo pelo qual as pessoas envelhecem de diferentes maneiras.

«Algumas pessoas podem ser considerados mais jovens ou mais velhas velhos do que outros de acordo com determinados biomarcadores moleculares, e isso deve-se ao processo ocorrido nas moléculas de cada pessoa», esclarecem.

Os investigadores 106 adultos saudáveis durante dois anos, recolhendo sangue e analisando outras amostras biológicas à procura de alterações moleculares. Detetaram marcadores novos e outros já conhecidos associados ao envelhecimento.

Os cientistas concluíram que «existem quatro vias biológicas do envelhecimento: imunológico, renal, hepático ou metabólico. Com elas será possível saber se alguém está mais propenso a, em algum momento, sofrer de diabetes, cancro ou doenças coronárias, por exemplo».

 

Ler Mais


loading...
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

+ 13 = 21