Partilhar

Sabia que os antibióticos têm efeitos muito pouco simpáticos? Um em cada três doentes sofre de diarreia

É um facto.

13 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

Durante a toma de antibióticos a diarreia é uma complicação frequente, que pode surgir até 2 meses após o término do tratamento. De forma a prevenir e sensibilizar a população para estas alterações do equilíbrio da microbiota intestinal, as farmácias comunitárias, de norte a sul do país, promovem a Campanha “Um antibiótico nunca vem só”.

 

Os antibióticos são aliados de peso no combate aos microrganismos responsáveis pelas infeções bacterianas. Contudo, este tratamento pode alterar o equilíbrio da microbiota intestinal e provocar efeitos indesejados, uma vez que tem funções muito importantes no organismo, tais como: ajudar na digestão dos alimentos; favorecer a absorção de minerais, como o magnésio, cálcio e ferro; auxiliar no bom funcionamento do aparelho digestivo e no sistema imunitário.

“Devido ao avançar da ciência sabemos atualmente que a microbiota pode ter um grande impacto quer na saúde, quer na doença. Uma vez que, os antibióticos são um dos fatores que desequilibram a microbiota, mas que facilmente podemos contornar, através da toma concomitante de um probiótico” explica a Dra. Filipa Horta.

A diarreia é a consequência mais visível a curto prazo, sendo que 1 em cada 3 doentes sofre de diarreia e em cada 3 têm um desequilíbrio na microbiota intestinal, com consequências a longo prazo, como o Síndrome do Intestino Irritável, a obesidade, entre outras.

“Os profissionais das farmácias, através de um aconselhamento personalizado, vão ajudar os seus utentes a prevenir e tratar a diarreia associada à toma de antibióticos. Estamos cientes que muitos deles não reconhecem a diarreia como um dos principais efeitos decorrentes da toma de antibióticos, até porque esta situação nem sempre ocorre em simultâneo com o tratamento”, explica a Ana Sofia Ramos, farmacêutica e responsável pela implementação deste projeto nas Farmácias Holon.

Os efeitos secundários da toma de antibióticos vão para além do perigo da diarreia, uma vez que também podem promover o abandono da terapêutica por parte dos doentes, aumentando assim o risco de proliferação de estirpes resistentes aos antibióticos.

“A diarreia e a candidíase são os sinais mais visíveis e reconhecidos, mas há muitas consequências a longo prazo para as quais também temos o dever de alertar e prevenir. Cientes da crescente evidência científica quanto ao papel da microbiota em numerosas doenças, o papel dos profissionais de farmácia é fundamental para sensibilizar os utentes para estas questões”, conclui a Dra. Filipa Horta.

Esta é uma iniciativa que tem por objetivo promover a intervenção dos farmacêuticos junto dos utentes com indicação para a toma de antibióticos e que visa a ativação do aconselhamento diferenciado na prevenção dos eventos gastrointestinais associados à antibioterapia, através de probióticos.

A Campanha “Um antibiótico nunca vem só” está a ser promovida pelas Farmácias Holon em parceria com a Biocodex.

 

Recomendações na diarreia aguda (medidas não farmacológicas):

 

– Promover hábitos de higiene – lavar as mãos antes das refeições, antes de preparar alimentos e depois de usar a casa de banho

– Recomendação de dieta – refeições pequenas e frequentes, ricas em micronutrientes e energia, pobres em fibras vegetal e gordura

– Ingestão de água – muito importante para prevenir situações de desidratação

 

Sobre a Disbiose:

Trata-se de um desequilíbrio na microbiota intestinal, provocada por uma alimentação desequilibrada, stress e ansiedade, infeções bacterianas, virais ou parasitárias e, por fim, a toma de alguns medicamentos, como antibióticos.

Sobre os Probióticos:

Os probióticos são constituídos por microrganismos vivos, que podem pré-existir no nosso intestino e que contribuem para o equilíbrio da microbiota, conferindo benefícios à nossa saúde. Podem ser encontrados em alguns alimentos, tais como em iogurtes e leites fermentados como, por exemplo, kefir e em suplementos alimentares.

Sobre os Prebióticos:

Os prebióticos são hidratos de carbono complexos, fermentados por bactérias benéficas, existentes no cólon. Os prebióticos podem ser encontrados, naturalmente, em alimentos como cevada, aveia, trigo, bananas, cebolas, alho, alho-francês, mel ou alcachofras.

 

Mais Recentes

Depois do sucesso do Aethos Ericeira, a cadeia hoteleira chega a Espanha

há 8 minutos

Mais de 80% dos portugueses que vão viajar na passagem de ano preferem visitar locais dentro da Europa

há 30 minutos

A cantora brasileira JADSA atua em Portugal no início de 2025

há 47 minutos

Parece fácil, mas não é: conheça os passos essenciais para um ótimo corte de barba

há 1 hora

Nem Paris nem Roma: esta ilha com forma de coração é o destino mais romântico

há 2 horas

Tratamentos e massagens com descontos até 50% estão à sua espera: mas há um prazo para usufruir desta oferta

há 2 horas

Vá para a neve em grande estilo: conheça os looks certos que ecoam elegância e aconchego (além de bom gosto)

há 2 horas

Ver tubarões no mar é normal; vê-los, literalmente, espetados num telhado nem tanto

há 2 horas

Neste pequeno país é proibido usar chapéus e óculos de sol por respeito ao chefe da aldeia

há 3 horas

Nestes países celebrar o Natal é punível até com a morte: e estas são as razões

há 3 horas

Cancro do pulmão: «Tem havido progressos significativos nos tratamentos que oferecem novas opções para doentes com doença avançada», José Miranda, cirurgião torácico

há 3 horas

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 4 horas

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 4 horas

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 4 horas

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 4 horas

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 5 horas

Autoridades sanitárias alertam: «não consuma estes mexilhões pois há sérios riscos de salmonela»

há 6 horas

A receita da semana: massa à bolonhesa à moda de Gordon Ramsay

há 6 horas

Saiba como organizar as finanças pessoais até ao final do ano

há 6 horas

“Money makes the world go round”: pelos menos o mundo destes signos que estão prestes a ficar ricos

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.