O nome faz referência a um conhecido bairro da cidade de Barcelona. A alternativa da SEAT ao Volkswagen ID. de produção que entrará em cena até final deste ano – têm como base a mesma plataforma MEB -, apresenta um design muito mais elaborado e que se aproxima da versão de produção.
Destaque para as jantes de 20 polegadas de estilo “Turbina” que ajudam à eficácia aerodinâmica durante o rolamento, notando-se também a preocupação para criar superfícies limpas sem atritos aerodinâmicos. Os faróis, horizontais e unidos por uma faixa, o spoiler e o difusor dão uma nota desportiva.
No interior, onde o desenho e a construção parecem estar bastante aproximados de uma versão de produção em série, o el-Born recorre, por exemplo, a instrumentação mais comum e a um ecrã central para o sistema de infoentretenimento com 10 polegadas e conectividade avançada.
Em termos mecânicos – a SEAT revelou entretanto detalhes -, o el-Born recorre a uma motorização capaz de debitar uma potência de 204 CV de potência, graças a uma bateria de 62 kWh, e uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 7,5 segundos. A autonomia – estimada – em ciclo WLTP é de 420 quilómetros e o carregamento pode ser feito a velocidades até aos 100 kW em carga DC – carregando de 0 a 80% em apenas 47 minutos.