Partilhar

Seis truques para passar numa entrevista de emprego

Do dress code à energia envolvente, tudo conta quando somos colocados à prova numa entrevista de emprego.

5 Novembro 2019
Forever Young

Uma empresa que procura um candidato está, em suma, a tentar resolver um problema. Comporte-se como a solução para esse problema. Deste modo, em vez de focar demasiado as suas perguntas em termos de benefícios da função, mostre-se interessado nas razões que levaram à abertura da vaga. Tente perceber qual o problema que a empresa quer resolver e mostre como pode ajudar a solucionar a lacuna criada.

Demonstre energia É fundamental que, no final da entrevista, o seu interlocutor tenha denotado em si algum entusiasmo. Projete a voz e gesticule sem cair no exagero, mas o suficiente para demonstrar energia. Uma das piores coisas que pode acontecer numa entrevista é tornar-se um momento aborrecido para o entrevistador. Um tom monocórdico e movimentos presos irão confundir-se com inércia ou falta de entusiasmo.

Mais valor, menos esforço Repetir vezes sem conta que é uma pessoa esforçada, que estudou muito e que trabalhou mais ainda não tem grande valor numa entrevista de emprego. Pode mesmo produzir o efeito contrário, se chegar ao ponto de parecer que todo o seu percurso profissional foi um enorme sacrifício, ou que precisa de trabalhar imenso para conseguir o resultado que outras pessoas conseguem com menos esforço. Concentre-se menos no seu passado e mais no presente e no futuro, mostrando o valor acrescentado que representa para a empresa, cujo representante está à sua frente. Venda o seu contributo e não o seu histórico.

Saiba contar uma história Quando se referir à sua experiência noutras empresas, dê exemplos e conte histórias. Toda a gente gosta de uma boa história, e quanto mais peripécias tiver, melhor. Vale tudo para entusiasmar o entrevistador com o seu percurso profissional, desde que a conclusão seja sempre focada no valor acrescentado que representa para a empresa. Outro benefício que pode retirar de uma história bem contada é conseguir que em algum momento o entrevistador se identifique consigo, o que é um plus muito bem-vindo numa entrevista de emprego.

Errar é humano Esta dica não se adequa a qualquer entrevista de emprego, mas é muito útil em dinâmicas de grupo. Neste tipo de recrutamento, as pessoas tendem a pensar que têm de liderar constantemente o que está a acontecer, e os entrevistadores já passaram por isso tantas vezes que sabem que, muitas vezes, estão perante uma de duas coisas que não têm nada a ver com liderança: encenação ou arrogância. Numa dinâmica de grupo, demonstre capacidade de liderança de forma natural, sem grande empolamento, e pelo menos uma vez admita estar errado – esta é a verdadeira dica. Encontre um ponto na conversa em que possa assumir uma falha ou corrigir algo que disse anteriormente. Isto irá mostrar ao entrevistador que tem a capacidade de reconhecer os seus erros.

Dress code Uma forma interessante de tentar criar uma identificação logo à chegada à empresa é utilizar a roupa certa e não necessariamente a roupa que se leva a uma entrevista de emprego. Fato e gravata nunca ficam mal numa entrevista, certo? Totalmente errado. Este tipo de traje não se adequa à maioria das funções das empresas nos dias de hoje e, a menos que esteja a ser entrevistado para um cargo de gestão, não tem de se vestir como um gestor. Se se candidatar a uma função relacionada com social media, por exemplo, um traje mais casual ficará muito melhor enquadrado. Ter a noção do que vestir é muito importante numa entrevista de emprego, ou poderá cair no erro de estar completamente deslocado em termos de dress code.

Mais Recentes

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 15 minutos

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 30 minutos

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 37 minutos

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 44 minutos

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 55 minutos

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 1 hora

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 1 hora

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 2 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 2 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 2 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 2 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 2 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 3 horas

Se está reformado esta noticia interessa-lhe e muito: sabe se os seus descontos estão certos? Verifique aqui

há 3 horas

Da China a Portugal: esta palavra é universal, sendo compreendida em todo o mundo

há 3 horas

Já ouviu falar em “deepfake” ou em “woke”? Conheça as palavras inglesas que marcam a história dos últimos 90 anos

há 3 horas

Celebre Um Natal Inesquecível Com as Sugestões Da Chicco

há 4 horas

Gostava de fazer algumas perguntas ao Papa? Basta enviar para o Vaticano que Francisco responde na nova revista mensal

há 4 horas

Escola Nacional de Saúde Pública lança Knowledge Center e Rede Portuguesa de Ciência da Implementação

há 4 horas

VIH: Portugal registou 120 novos casos em 2023

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.