Será possível que lhe apareça a si e ao seu filho adolescente uma borbulha ao mesmo tempo? Saiba mais sobre o acne depois dos 50 anos

Conheça as (surpreendentes) causas deste problema

A acne em adultos é um problema real que pode afetar sobretudo as mulheres mais maduras. No entanto isto é algo que continua a ser pouco discutido. Ouvimos com frequência falar sobre a forma como esta situação pode prejudicar a vida dos mais novos e adolescentes, no entanto são raros os relatos sobre casos de acne em adultos mais envelhecidos.

O que é a acne?

A acne é uma doença da pele na qual os folículos pilosos apresentam excesso de gordura e células da pele mortas. As áreas mais afetadas são a face, pescoço, peito, costas e ombros, uma vez que é nestas regiões que existe maior concentração de folículos sebáceos.

É algo frequente que afeta de forma mais ou menos ligeira mais 85% de toda a população em algum momento das suas vidas. Acreditamos que este é um problema dermatológico que acaba assim que atingimos a idade adulta, mas a realidade é bem diferente.

Afinal o que o que pode estar a causar acne depois dos 50 anos?

Um estudo publicado em 2012, procurou melhor compreender a prevalência do acne ao longo da vida de várias mulheres. As conclusões revelam que as causas são muito semelhantes às evidenciadas pelos adolescentes. Uma produção excessiva de óleo pela derme, inflamações na pele e aumento das bactérias nas células são alguns dos fatores-chave mais conhecidos, responsáveis por grande parte dos casos.

 

No entanto no caso das mulheres mais maduras podem existir algumas razões particulares adicionais que ajudam a explicar porque pode continuar a existir uma prevalência deste problema após os 50. Estas são as principais causas:

  1. Flutuações hormonais / Menopausa (pode originar uma maior oleosidade)
  2. Histórico familiar/genético para o surgimento deste problema na fase adulta
  3. Utilização de cosméticos, cremes anti-envelhecimento, protetores solares ou outras pomadas
  4. Fumo de tabaco
  5. Uma dieta alimentar repleta de gorduras, açucares e produtos lacticínios
  6. Stress e ansiedade
  7. Síndrome do ovário policístico
  8. Medicação (relacionada com quimioterapias, psicofármacos, controlo hormonal, etc)

 

Como tratar?

Sofrer de acne pode ser doloroso em qualquer idade, mas é especialmente frustrante e embaraçoso quando somos mais velhos. O facto de este ser um problema visível que “ataca” habitualmente a face, pode ser algo que afeta a confiança e saúde mental individual.

De forma a tratar este problema é recomendado que marque uma consulta com um dermatologista que consiga fazer um diagnóstico mais detalhado. Acima de tudo evite usar produtos anti-acne direcionados a adolescentes, pois a pele destes é bem diferente da sua. Escolha produtos mais gentis para limpar diariamente a sua pele.

 

Ler Mais