Sexo pode ajudar a desentupir o nariz? Esta investigação diz que sim

Sexo faz bem para a saúde, dizem os especialistas. Agora afirma que ajuda a desentupir o nariz.

O ato gera uma efervescência de substâncias químicas no organismo, como endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, que respondem pela sensação de relaxamento e bem-estar. Fazer sexo dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e o cérebro também é beneficiado, com a memória e a concentração otimizadas, além da diminuição do stress.

Uma investigação recente mostra agora um efeito inusitado da relação sexual: ajuda a desentupir o nariz.

O estudo é coordenado na Universidade Hospital Heidelberg, na Alemanha, e no York District Hospital, na Inglaterra. O efeito no nariz só acontece quando a pessoa tem uma relação que os pesquisadores chamam de satisfatória, ou seja, quando o orgasmo acontece. Nesse caso, fazer sexo ainda melhora a congestão nasal e tem resultado parecido com os sprays nasais com a mesma função.

O trabalho foi publicado no periódico Ear, Nose & Throat Journal, e recebeu o Prémio IgNobel, uma referência descontraída ao Prémio Nobel, que aponta estudos científicos inusitados que “primeiro fazem as pessoas rir e depois pensar”. A entrega de prémios é realizada anualmente na Universidade de Harvard.

Para o estudo, foram acompanhados 18 casais heterossexuais em cinco momentos: antes do sexo; depois do orgasmo; após 30 minutos e depois de uma e três horas da relação. Os participantes tinham as informações analisadas apenas se alcançassem o orgasmo.

As mesmas medidas eram registadas no dia posterior à utilização de um spray nasal descongestionante, e os médicos recorreram a aparelhos específicos para medir a passagem de ar no nariz das pessoas no estudo. Entre os resultados, a constatação de que a inspiração pelo nariz melhorou bem, assim como ocorre após a aplicação do spray, embora o efeito tenha durado apenas 60 minutos.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...