Surpreendente: este suplemento alimentar pode reduzir a agressividade até 28%

A revelação chega agora através dos resultados de um novo estudo.

Mantenha a calma e experimente o ómega-3 . Os ácidos gordos, disponíveis como suplementos dietéticos através de cápsulas de óleo de peixe e que se pensa ajudarem no bem-estar físico e mental, também podem reduzir a agressividade, de acordo com um novo estudo.

O ómega-3 já foi associado à prevenção da esquizofrenia , enquanto se pensa que a agressão e o comportamento antissocial decorrem, em parte, da falta de nutrição: o que comemos pode influenciar a química do nosso cérebro.

Investigadores da Universidade da Pensilvânia basearam-se em estudos anteriores sobre os efeitos dos suplementos de ómega-3 na agressão. O estudo analisou 29 ensaios clínicos randomizados envolvendo 3.918 participantes no total.

Em todos os ensaios, foi encontrado um efeito modesto mas percetível a curto prazo, traduzindo-se numa redução de até 28% na agressão em múltiplas variáveis ​​diferentes (incluindo idade, sexo, diagnóstico médico e duração e dosagem do tratamento).

Os ensaios incluídos no estudo, realizados entre 1996 e 2024, duraram em média 16 semanas. Cobriram uma variedade de dados demográficos, desde crianças com 16 anos ou menos até pessoas mais velhas com idades entre 50 e 60 anos .

Embora sejam necessários estudos maiores durante períodos de tempo mais longos para estabelecer ainda mais esta relação, isso contribui para a nossa compreensão de como as pílulas de óleo de peixe e o ómega-3 nelas contidas podem ser benéficos para o cérebro.

Os investigadores acreditam que o ómega-3 reduz a inflamação e mantém os processos cerebrais vitais em funcionamento o que pode estar ajudar a regular a agressão.

Ler Mais