Toda a verdade sobre a Quinoa. Conheça os seus benefícios e propriedades únicas

Toda a gente parece estar a falar sobre quinoa. Mas será que entendemos realmente as mais-valias deste alimento, considerado um dos mais completos para o consumo humano?

A História afirma que a quinoa foi cultivada pela primeira vez há mais de 5 000 anos pelos Incas, sendo considerada por estes “a mãe de todos os grãos”. Desde então e sobretudo recentemente tem conquistado espaço na dieta de muitos portugueses.

Para além do seu elevado teor em proteínas e gorduras polinsaturadas, este é um alimento rico em cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro. Adicionalmente a quinoa não contém glúten, pelo que é assim uma excelente alternativa para pessoas com doença celíaca ou intolerante ao glúten.

Normalmente vendida em grãos ou como farinha, este alimento pode ser hoje em dia encontrado em inúmeros supermercados e superfícies comerciais. Pode ainda assumir diversas cores. Saiba que quanto mais clara for a sua cor, normalmente mais suave será também o seu sabor.

Eis alguns dos principais benefícios da quinoa para a sua saúde.

Combate as doenças cardiovasculares

As gorduras presentes na quinoa são ômega 3 e ômega 6, dois nutrientes extremamente benéficos para o seu organismo, conhecidos por ajudar a prevenir diversas doenças cardiovasculares. Estudos indicam que o consumo prolongado de quinoa pode favorecer a redução do colesterol.

Protege os ossos

Especialistas afirmam que a quinoa possui cerca de 66g de cálcio por cada 100g de grão. Esta representa assim uma quantidade de cálcio superior à existente no arroz, trigo, centeio e cevada. É certo que a maior fonte de cálcio são ainda os produtos lácteos, no entanto, nada impede que este alimento possa também representar um importante contributo na luta contra a osteoporose.

É um aliado na redução de peso

Exatamente por ser uma boa fonte de fibra, a quinoa é também um ótimo alimento para reduzir a saciedade. As fibras são conhecidas por demorar mais tempo que os carboidratos a serem transformadas em glicose, assim acabam por ajudar a evitar picos de insulina e a adiar a fome.

Reforça o sistema imunitário

O zinco é outro nutriente bastante presente na quinoa. O seu papel é fundamental para o fortalecimento do sistema imunitário e para os processos de cicatrização. Dado que, quando comparado com outros tipos de grãos, a quinoa apresenta maiores quantidades de zinco por cada grão, é assim recomendado que acrescente este alimento à sua dieta.

Fortalece os músculos

A quinoa é uma das maiores fontes vegetais de proteína. Dado que o nosso corpo, para o seu correto funcionamento, necessita de um conjunto grande de aminoácidos (compostos que formam proteínas) é importante que os obtenha através de uma boa alimentação. A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais, sendo assim um alimento extremamente recomendado pelos nutricionistas.

De resto estas proteínas são muito importantes para a formação de músculos e na manutenção da saúde do seu tecido muscular. Podem ainda ajudar a reparar as micro lesões que acontecem habitualmente nas idas ao ginásio.

Por último, a quinoa pode ser servida de inúmeras formas. Ao pequeno-almoço pode ser servida enquanto substituto dos cereais no leite ou no iogurte. Já para as refeições principais, pode ser utilizada em substituição de diversos acompanhamentos, como o arroz ou massa. Se gosta de cozinhar bolos e bolachas, saiba que pode utilizar farinha de quinoa para a confecção dos mesmos.

As possibilidades são inúmeras, o limite será mesmo apenas a sua imaginação e capacidade (assim como paciência) culinária.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...