Saber mais. Viver melhor. 55+
<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Uma realidade que importa ter em conta: o uso de medicamentos fora de prazo pode causar alergias e até morte por intoxicação

12 Março 2024
Sandra M. Pinto

Devemos estar atentos ao prazo de validade dos medicamentos. Se não o fizermos as consequências podem ser gravosas.

Usar medicamentos depois de o seu prazo expirar é um risco para a saúde: se, em alguns casos, o fármaco apenas não faz efeito, noutros, ele pode provocar outros problemas, desde alergias até intoxicação, que pode levar à morte.

Se o medicamento vencido for utilizado para aliviar um sintoma, ele não vai fazer efeito. Mas se for para tratar alguma doença, como diabetes, hipertensão ou doenças do coração, o problema vai progredir e o doente pode enfartar, por exemplo.

O consumo de medicamentos após a data de validade é bastante comum, sobretudo entre idosos, devido à dificuldade de ver o que vem escrito na embalagem. No caso de comprimidos, deve-se guardar a caixa, que geralmente traz o prazo impresso em maior qualidade, para evitar o equívoco.

Outras possíveis consequências do uso de fármacos orais vencidos são náuseas, vómitos, lesões gástricas (que podem formar úlceras) e choque anafilático (em situações raras, se a pessoa tiver alergia à algum ingrediente da fórmula).

Se o medicamento em questão for uma pomada, podem surgir efeitos tópicos, como vermelhidão e manchas na pele.

O prazo de validade é a data limite até a qual a indústria garante a qualidade de todos os produtos usados na fabricação do medicamento e a sua eficiência. Mesmo que o princípio ativo continue bom, outro componente pode desestabilizar-se após essa data e fazer mal à saúde.