<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Universidade de Coimbra avança com projeto de oito milhões de euros para digitalizar 30 mil livros centenários da Biblioteca Joanina

24 Fevereiro 2024
Sandra M. Pinto

A Universidade de Coimbra (UC) vai iniciar a partir de março o projeto de digitalização do acervo histórico da Biblioteca Joanina.

A construção da Biblioteca Joanina Digital (Joanina Digital Library) – que, até 2030, deverá integrar as cerca de 30 mil obras centenárias guardadas no piso nobre [principal] da biblioteca – avançará no âmbito de uma parceria com a Autoridade Literária de Sharjah (Sharjah Book Authority – SBA), que vai financiar o projeto com perto de oito milhões de euros (numa ação com o alto patrocínio do chefe de Estado de Sharjah, o Xeque Sultan bin Muhammad Al-Qasimi, distinguido em 2018 como Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra).

O memorando de entendimento, que estabelece os termos do projeto de cooperação e colaboração entre a UC e a SBA, foi assinado esta quarta-feira, 21, pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Presidente da SBA, Ahmed Bin Rakkad Al Ameri, numa cerimónia realizada precisamente na Biblioteca Joanina. A rodeá-los, nas estantes da biblioteca, estiveram os livros dos quatro cantos do mundo, maioritariamente editados entre inícios do século XVI e finais do século XVIII, que são o objeto principal desta parceria.

O objetivo é avançar progressivamente, ao longo de seis anos, com a digitalização dos cerca de 30 mil livros do piso principal da Biblioteca Joanina (que integram o catálogo de dois milhões de obras da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra) – começando, numa fase-piloto, nos primeiros 12 meses, pela coleção de publicações sobre o Médio Oriente, que será designada como “Biblioteca Sultan bin Muhammad Al-Qasimi”.

Todas estes livros – um acervo de valor incalculável, incluindo obras europeias de renome (como o De humani corporis fabrica, de Vesalius, ou a Astronomia nova, de Kepler) e muitas delas inéditas em formato digital (como o Atlante Veneto, atlas gravado por Coronelli, ou a primeira tradução portuguesa da Teoria das Marés, de Isaac Newton) – vão ficar disponíveis num repositório digital, em acesso aberto (livre e gratuito). Assim, além de ficarem acessíveis, à distância de um clique, às 500 mil pessoas que em média visitam anualmente a Biblioteca Joanina, vão também poder ser consultados por leitores e investigadores de todo o mundo.

Para lá de ficarem acessíveis online, na plataforma desenvolvida pela UC (que cuidará de todo o processo de digitalização, catalogação, arquivo e desenvolvimento das soluções tecnológicas), as coleções da Biblioteca Joanina Digital serão também disponibilizadas no portal do património cultural digital Europeana, que agrega livros, filmes e música provenientes de milhares de instituições culturais europeias.

O Reitor da Universidade de Coimbra realça a importância deste projeto, que deverá contribuir para a criação de um novo modelo de digitalização de coleções de livros antigos de bibliotecas históricas. “Este projeto constitui uma oportunidade única para a projeção, no universo digital, de uma das mais belas bibliotecas do mundo, estimulando soluções técnicas disruptivas e investigação inovadora, ao mesmo tempo que permitirá zelar pela curadoria e preservação deste acervo bibliográfico precioso e único”, declara Amílcar Falcão.

O Presidente da Autoridade Literária de Sharjah enfatiza a importância desta colaboração. “Sob a liderança visionária de Sua Alteza Xeque Dr. Sultan bin Mohammed Al Qasimi, Sharjah tornou-se um farol de iluminação. O projecto ‘Sultan bin Muhammad Al-Qasimi Libraty’ reflete isto à escala global. Aproveitando a experiência em digitalização da Universidade de Coimbra, pretendemos estabelecer uma biblioteca digital de grande importância académica. A Joanina Digital Library não só fornecerá acesso à preciosa coleção da Biblioteca Joanina, mas também funcionará como um canal para o conhecimento histórico, promovendo uma compreensão mais profunda entre continentes e épocas. Esta iniciativa solidifica ainda mais os laços entre Sharjah e Portugal, tendo em vista o intercâmbio e a preservação cultural”, afirma Ahmed Bin Rakkad Al Ameri.

 

Mais Recentes

Correr na praia: siga estas dicas e saiba como aproveitar este treino de verão em segurança

há 19 horas

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 1 dia

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 2 dias

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 2 dias

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 2 dias

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 3 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 3 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 3 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 3 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 3 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 3 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 3 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 3 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 3 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 3 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 3 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 3 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 4 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 4 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 4 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.