Trabalhar em casa também significa que provavelmente terá muito mais tempo sozinho com o seu dispositivo de trabalho. É sempre tentador usá-lo de forma recreativa quando ninguém está a ver. Facebook e Netflix estão a um toque de distância, certo?
Mas tem certeza de que ninguém está a ver?
Se tem um dispositivo atribuído pela empresa, é provável que ele tenha um software de produtividade instalado, de acordo com um especialista citado pelo The New York Times.
A sofisticação e o nível de controle do software dependem do trabalho, como se lida com informações confidenciais, o tamanho da empresa e quanto ela pode investir.
Mas mesmo que não tenha um software de monitoramento no dispositivo, os serviços partilhados permitem que os seus colegas de trabalho, superiores ou especialistas em TI acedam ao que fez. Aqui estão alguns conselhos de segurança citados pelo The New York Times, HuffPost e pela consultoria de recrutamento Robert Walters.
1) Evite qualquer atividade pessoal
Evite usar o telefone corporativo para atividades pessoais, como fazer chamadas pessoais, enviar mensagens de texto, e-mails pessoais ou navegar na internet por motivos não relacionados ao trabalho.
2) Sem fotos pessoais
Evite tirar fotos com o celular da empresa. Mesmo se excluí-los, eles provavelmente serão carregados para a nuvem durante backups automáticos e ficam acessíveis a outra pessoa.
3) Nenhum arquivo pessoal em seu computador
Nunca armazene arquivos pessoais no seu computador corporativo. Se for demitido, provavelmente perderá o acesso ao seu computador de trabalho imediatamente, e quaisquer documentos essenciais podem ser usados contra si se houver uma batalha legal.
4) Sem pesquisas pessoais no Google
O histórico de navegação é um dos mais facilmente acessíveis em um computador. “Eu evitaria procurar qualquer coisa que seria embaraçosa se partilhada na próxima reunião de toda a equipa” comenta Fabienne Viegas, sénior manager da divisão de Tecnologia da Robert Walters Portugal.
5) Sem conversas privadas
A maioria dos funcionários sabe que algumas conversas não são amigáveis para o trabalho em softwares relacionados ao trabalho mas ignoram que qualquer conversa privada em qualquer programa num laptop de trabalho pode ser vista. Não use as suas redes sociais.
6) Não coloque nada pessoal em servidores partilhados
Mesmo que esteja fora do seu laptop de trabalho, os servidores vinculados às contas de e-mail da empresa, como o G-suit, que inclui Drive, Documentos e Planilhas, não são um bom lugar para informações privadas.
7) Não deixe o computador desbloqueado
Se está de volta ao escritório ou tem companhia quando trabalha em casa, é uma boa ideia bloquear o computador quando não estiver lá.
8) Tenha cuidado em espaços públicos
Isso é especialmente verdadeiro em espaços públicos, onde qualquer pessoa pode simplesmente olhar para o ecrã em busca de informações. Tracy Maleeff, analista de segurança da informação do The New York Times, também sugeriu o uso de uma VPN para Wi-Fi público.
9) Não olhe para conteúdo impróprio
Este parece óbvio, mas conteúdos inapropriados e ofensivos devem ficar longe do seu computador de trabalho, mesmo fora do horário de trabalho. O conteúdo “adulto” deve permanecer nos seus dispositivos pessoais.
10) Não o trate como se fosse seu
Todas essas dicas poderiam ser condensadas numa simples e mais ampla: não trate um computador da empresa como seu. Não altere as configurações de segurança e mantenha as informações apenas em condições de trabalho.
Não precisa de entrar em pânico
Ainda assim, não há necessidade de entrar em pânico com software de vigilância ou produtividade. Especialistas do New York Times dizem que pode pagar suas contas ou aceder ao seu banco. Evite qualquer informação que não partilharia numa sala de conferência.