Partilhar

Viajar: passageiros consideram não ser informados dos seus direitos por parte das companhias aéreas

Já lhe aconteceu?

18 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

A AirHelp divulga hoje, a nível global, os resultados de um estudo que analisou a forma como os passageiros aéreos se sentem em relação ao tratamento que lhes é dado pelas companhias aéreas quando existe alguma perturbação no seu voo (cancelamento, atraso ou recusa de embarque).

De acordo com o Regulamento CE 261/2004, que regula os voos de partida ou chegada na União Europeia, as companhias aéreas são obrigadas a informar os passageiros dos seus direitos e a pagar-lhes uma indemnização até 600€ por viagem, e por pessoa, sempre que o atraso seja superior a três horas e causado pela companhia aérea. No entanto, apesar das companhias áreas serem obrigadas, legalmente, a informar os passageiros sobre os seus direitos, 82% dos passageiros indicou que existe falta de informação por parte das companhias aéreas. Por esta razão, os passageiros aéreos pontuaram o tratamento recebido pelas companhias aéreas em 3.13/10. Por outro lado, grande parte dos inquiridos indicou que o seu nível de satisfação aumentaria em 60% caso a companhia aérea tivesse sido proativa na comunicação com eles aquando de um problema com o horário do voo.

Uma interrupção significativa do voo custa aos passageiros, em média, mais de 360€

Embora 73% dos participantes neste estudo indique que o seu maior problema são as longas esperas, os custos causados por uma interrupção significativa de um voo assumem, também, uma elevada importância. Em média, estes custos são superiores a 360€: 72% dos passageiros indicou que este valor corresponde a despesas não planeadas – alimentação e bebida, transporte alternativo ou alojamento –; por outro lado, 46% dos passageiros indicou que nunca foram reembolsados pelas companhias aéreas.

Companhias aéreas prestam alguns cuidados, mas não à totalidade dos passageiros

Embora alguns passageiros aéreos afirmem ter recebido serviços básicos (como alimentação e bebida) por parte das companhias aéreas durante o atraso do seu voo, cerca de metade afirma que estes serviços apenas lhes foram prestados depois de os terem solicitado.

Por outro lado, quando o voo é cancelado, e apesar de muitos passageiros continuarem a não receber a totalidade dos seus direitos, os dados mostram que as companhias aéreas têm um melhor desempenho.

Por fim, o estudo realizado pela AirHelp indicou que uma indemnização justa e a disponibilização de informação adequada e proativa por parte das companhias aéreas junto dos passageiros aéreos são os aspetos mais valorizados pelos mesmos e que podem fazer a diferença.

 

Mais Recentes

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 16 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 16 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 16 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 17 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 17 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 18 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 18 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 18 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 18 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 19 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 19 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 20 horas

Sim, comer fruta e emagrecer ao mesmo tempo é possível: com este truque, nunca falha

há 20 horas

Diga adeus aos vidros embaciados: basta usar sabão

há 20 horas

Tenha a casa de banho sempre perfumada: é só pôr em prática estas dicas

há 20 horas

No coração de Campo de Ourique descobrimos a tradição madeirense com sabores renovados

há 20 horas

Para a mesa ou para oferecer: 8 sugestões de vinhos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 20 horas

Presentes de Natal: 6 em cada 10 serão roupa, acessórios ou perfumes

há 21 horas

Óbito: Morreu o professor e jornalista Mário Gonçalves

há 21 horas

Estes são os signos que menos acreditam em signos

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.