1 – A 16 de julho de 1969 Neil Armstrong, Edwin Aldrin Jr e Michael Collins partiram a bordo da nave Apolo 11, de Cabo Canaveral, depois chamado Cabo Kennedy, na Flórida, onde até hoje acontece a grande maioria dos lançamentos espaciais americanos.
2 –A 20 de julho de 1969, um homem pisou na lua pela primeira vez, foi Neil Armstrong, seguido por Edwin Aldrin, enquanto Michael Collins orbitava na nave.
3 – Cerca de 850 jornalistas de 55 países, falando 33 línguas diferentes, registaram o acontecimento.
4 – Estima-se que entre mais de 600 milhões viram pela TV quando o comandante Armstrong, cuidadosamente ergueu o pé esquerdo e marcou o solo do chamado Mar da Tranquilidade – a Lua.
5 – As frases mais famosas da primeira viagem à Lua foram ditas por Neil Armstrong : “Houston, base da Tranquilidade aqui. A águia pousou.” E ao pisar na lua, pronunciou as famosas palavras: “Um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade.”
6 – A nave Apollo tinha três partes: o módulo de comando, a única parte que voltou à Terra no dia 24 de julho de 1969 pousando no oceano Pacífico; o módulo de serviço, que continha propulsor, sistema elétrico, oxigénio e água; e o módulo lunar, utilizado para pousar na Lua.
7 – Os Estados Unidos continuaram com o programa lunar até 1972. Ao todo enviaram 18 homens em seis Apolos. Desses, 12 puseram os pés no satélite.
8 – As rochas trazidas da Lua entre 1969 e 1972 (quase 400 kg) estão a transformar-se em pó. Alguns pesquisadores acreditam que o problema é causado pelo vapor de água do nosso planeta, que produz a multiplicação de poros das pedras lunares. 70% dessas rochas são conservadas em nitrogénio e a NASA ainda não as examinou.
9 – As amostras analisadas também permitiram saber que a Lua foi formada há 4,5 bilhões de anos, após a colisão da Terra com um protoplaneta chamado Tea. Nesse acidente, Tea (de tamanho semelhante ao de Marte) foi destruído, libertando a matéria que deu origem à Lua.
10 – Uma viagem à Lua leva três dias, enquanto uma a Marte pode levar até 162 dias. Até 2030, os Estados Unidos pretendem colocar o homem no planeta vermelho.