Carnes processadas
Salame, bacon, presunto, salsicha, peito de peru, peito de frango, são alimentos bastante conhecidos por causarem dor de cabeça. Tudo porque os nitratos e nitritos presentes no produto são responsáveis por aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos o que, consequentemente, acaba desencadeando as crises.
Queijos amarelos
Os queijos amarelos, como cheddar, parmesão, provolone e requeijão, possuem compostos vasoativos como a tiramina, que é um composto derivado do aminoácido tirosina. Esse componente pode favorecer o aparecimento da dor de cabeça em algumas pessoas e, por isso, devem ser sempre evitados.
Chocolate
É considerado por muitos como um dos principais alimentos que causam a enxaqueca. Existem diversas teorias que tentam explicar o motivo pelo qual o consumo desse alimento resulta em dores de cabeça e uma delas é a de que isso tem relação com o efeito vasodilatador nas artérias, que aconteceria pelo fato de o chocolate aumentar os níveis de serotonina.
Bebidas alcoólicas
Como a cefaleia tem origem vascular, cuja dor é causada pela contração e dilatação dos vasos sanguíneos, o consumo de bebidas alcoólicas são opções más para quem lida com esse problema e devem ser sempre evitados.
Bebidas com cafeína
Café, chá verde, chá preto, energéticos e refrigerantes. Todas contêm cafeína na sua composição e, por esse motivo, podem desencadear crises de dor de cabeça em determinadas pessoas.