10 formas (eficazes) de reduzir a dor nas articulações

O envelhecimento não tem que significar um maior desconforto e perda de mobilidade. Saiba o que pode fazer para assegurar o seu bem-estar físico.

Uma vida longa e ativa pode sem dúvida gerar algum desagaste nas suas articulações. Esta é uma situação natural que sobretudo após os 50 anos pode manifestar-se de uma forma mais visível e negativa. Dor nas costas, nos joelhos, nas ancas e ombros são algumas das queixas mais frequentes.

Sendo certo que é previsível que o seu corpo não seja capaz de manter para sempre a mesma vitalidade que caraterizou a sua juventude, a verdade é que a perda total de mobilidade também não deve ser uma opção.

[Leia também: 4 tipos de exercício que pode fazer sentado (numa cadeira)]

É possível seguir um conjunto de estratégias que minimizem a dor nas articulações. Estas dicas simples são capazes de melhorar a sua condição física e diminuir a necessidade de qualquer tipo de medicação auxiliar.

 

  1. Controle e otimize o seu peso corporal

O excesso de peso provoca um desnecessário desgaste nas articulações do seu corpo. É fundamental que seja assim capaz de controlar efetivamente o seu regime alimentar e evitar comportamentos pouco saudáveis. De resto é importante sublinhar que ter muito pouco peso pode ser igualmente prejudicial. Um corpo pouco nutrido pode não ter a força muscular necessária para apoiar a função das articulações.

  1. Proteja os seus pés

Infelizmente é bastante comum as pessoas terem algum tipo de problema nos pés. Joanetes, esporões e pés cavos são algumas das situações mais frequentes. Estes tipos de problemas podem não apenas afetar a parte estética e causar dor. Toda a postura e forma de movimento é influenciada pela saúde dos pés. Um calçado adequado é absolutamente fundamental.

  1. Levante o seu telemóvel

Olhar constantemente para baixo para ver a mais recente notificação no ecrã do seu telemóvel pode provocar um enorme stress na zona do seu pescoço, gerando dor e desconforto. Em alternativa escolha sempre segurar o seu telemóvel ao nível dos seus olhos, mantendo a cabeça direita.

  1. Afaste-se da secretária

A maior parte das pessoas acaba por passar inúmeras horas sentadas em cadeiras de má qualidade que não oferecem o suporte necessário. Este tipo de situações pode estar na origem de diversos problemas de postura, dores nas costas, etc. Sempre que possível deve levantar-se e caminhar um pouco. Siga este ritual de meia em meia hora. Mesmo 2 minutos em pé e a caminhar podem fazer a diferença.

  1. Dança ou artes marciais

Este tipo de atividade pode ajudá-lo a entender melhor o seu corpo, descobrindo formas novas e mais adequadas de mover as suas articulações. A sua postura irá igualmente beneficiar, diminuindo o risco de algum tipo de lesão muscular.

  1. Mantenha os seus músculos equilibrados

Alguns dos principais problemas nas articulações pode ter a sua origem em certos tipos de desequilíbrios musculares. Trabalhar excessivamente um certo grupo muscular em detrimento de outro pode desalinhar a sua musculatura, gerando dor e desconforto. Um personal trainer será capaz de avaliar corretamente o seu corpo e criar um plano que consiga corrigir quaisquer tipos de desequilíbrios que possam existir.

  1. Evite certos tipos de exercícios

Atividades físicas de maior impacto como o tênis, o basquetebol ou a corrida podem desgastar mais rapidamente as suas articulações e gerar algumas lesões. Privilegie escolhas de menor impacto como o Yoga, Pilates ou natação.

  1. Alongar

Proteger e assegurar a sua flexibilidade é um fator determinante para ajudar a manter as suas articulações saudáveis. Este é um ritual que nunca deve ignorar após um qualquer treino. Os alongamentos serão igualmente capazes de diminuir o inchaço e dor nas articulações.

  1. Evite os açúcares

O açúcar refinado pode “alimentar” certas inflamações que tornem as suas dores nos joelhos ou nas costas ainda mais intensas. Caso deseje proteger eficazmente o seu corpo aposte numa dieta variada, que privilegie os legumes e vegetais.

  1. Beber água e dormir bem

Não existe recomendação mais clássica do que esta. No entanto ela é absolutamente fundamental neste caso. As cartilagens são compostas maioritariamente por água pelo que se torna essencial assegurar a sua hidratação para garantir que tudo permanece lubrificado. Finalmente, uma boa noite de sono será determinante para que o corpo possa recuperar corretamente.

 

[Leia também: Dor nos joelhos depois dos 50? Conheça as razões mais preocupantes (e saiba o que fazer)]

 

 

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