Partilhar

Quer perder peso? Simples, durma mais

Pois é verdade o sono ajuda a perder peso.

24 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Obter um sono reparador e de qualidade pode ser um bom auxiliar para a sua dieta, mas isso «pode levar algum tempo», segundo um artigo da CNN. Além de que uma pessoa que sofra de qualquer distúrbio do sono ou de dor que dê uma sensação de alívio ao facto de conseguir manter os olhos fechados, pode ter motivo para procurar tratamento.

O autor e médico, Jacob Teitelbaum, considera que «se estiver a descansar adequadamente pode descobrir que é mais fácil perder peso». No entanto, esse será um processo «gradual ao longo do tempo», acrescenta. Além disso, como as hormonas do apetite – leptina e grelina – são produzidas predominantemente durante o sono, quando as pessoas dormem menos, «a sensação de saciedade tende a ser mais reduzida».

O especialista afasta a hipótese de substituir uma noite mal dormida por «uma dieta ou exercício saudável», e que uma pessoa deve tentar concentrar-se, antes, «na qualidade do seu descanso e não no número de horas de descanso que tem todas as noites».

Aliás, o diretor do Centro de Pesquisa em Atividade Física e Gerenciamento de Peso da Universidade de Pittsburgh, John Jakicic, reforça a importância da «qualidade do sono». Pois, existe uma «grande diferença entre as pessoas que dormem seis horas e têm uma boa qualidade de sono em comparação com aquelas que dormem seis horas e têm uma baixa qualidade de sono».

De acordo com Jakicic, as hormonas que regulam o crescimento e o apetite fazem parte de uma equação, em que «a sabotagem do sono tem um papel semelhante no aumento do peso da pessoa». Ele acredita que, quanto mais vezes se acordar, maiores são as hipóteses de «se ter um lanche ou dois extras».

 

O sono pode conter a fome

A ciência diz que uma má noite de sono pode «causar desequilíbrios hormonais», que podem alterar o nível de saciedade do corpo e fazer com que sinta vontade de comer, «quando na verdade não precisa». Ideia suportada pelos resultados de um estudo, cujas descobertas assinalam que «pessoas que não dormem o suficiente têm uma maior probabilidade de sentir fome, pois o corpo necessita de mais energia para ficar acordado».

Segundo Jakicic, «as pessoas que estão bem descansadas não ficam cansadas durante o dia». Pelo que, se o corpo estiver desgastado, pode reduzir ou evitar a prática de qualquer atividade física, o que fará com que queime menos calorias e, assim, poder aumentar o seu peso.

Teitelbaum também aponta responsabilidades às hormonas do crescimento, pois «quando dorme, o corpo trabalha para construir músculos e reparar ou rejuvenescer tecidos». Ou seja, «não dormir o suficiente pode afetar a eficácia com que o corpo queima calorias», resultando em menos músculo e mais gordura no organismo.

Em suma, dormir pode não ser a melhor esperança em perder grande quantidade de peso, pois uma má qualidade de sono, mesmo que em muito tempo, pode despertar «uma série de eventos hormonais, que podem beneficiar o aumento do peso», de acordo com John Jakicic.

Mais Recentes

A partir de hoje estes signos vão receber (muito) dinheiro, garantem os astros

há 3 minutos

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 17 minutos

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 58 minutos

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 1 hora

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 1 hora

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 2 horas

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 2 horas

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 2 horas

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 2 horas

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 18 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 18 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 19 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 20 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 20 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 20 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 20 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 21 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 21 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 21 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.