4 dicas para ter uma horta orgânica perfeita

Com algumas técnicas rápidas, é possível ter uma horta orgânica até em espaços pequenos!

1. Escolha o local ideal para sua horta orgânica
A horta não tem preconceitos e encaixa-se em qualquer lar, refere o site .petz.com. No entanto, é preciso escolher um local com boas condições para o crescimento dos vegetais. Especialistas indicam que, para ter um projeto de horta orgânica em casa, é necessário que as plantas recebam sol direto durante pelo menos seis horas por dia.

Ao contrários de outras plantas, os vegetais de horta necessitam de sol, e não de luminosidade. O calor também terá um papel fundamental no seu desenvolvimento.

Outro ponto importante é a ventilação. Escolha um local onde as plantas recebam sol e vento em abundância.

2. Pense nas plantas que deseja
Uma vez decidido o local, é altura de escolher o que plantar na horta.

É preciso levar em consideração o espaço. Tente pensar nas coisas que consome com frequência.

Hortaliças condimentares
Temperos como manjericão, alecrim, tomilho e cebolinha são muito versáteis e dão-se bem em diversos espaços. Se tem uma cozinha iluminada e bem ventilada, eles são uma ótima ideia.

O alho e a cebola também podem ser boas opções.

Hortaliças folhosas
Alface, rúcula, agrião, couve, chicória… são de fácil trato e dão-se bem em vasos médios e grandes.

Hortaliças tuberosas
Batata, batata-doce, cenoura, beterraba… são legumes que se adaptam bem a uma horta orgânica suspensa. Para as casas sem jardim, a boa notícia é que os tubérculos podem ser plantados em vasos grandes e amplos. Eles também crescem muito bem diretamente na terra.

Hortaliças de frutos
Abobrinha, pepino, tomate e outras delícias precisam de um espaço maior e não se adaptam a vasos, devendo ser plantados diretamente na terra.

3. Principais cuidados com a horta orgânica
Ter uma horta orgânica é o sonho de muitos. Além de ser uma fonte de alimentos saudáveis, cuidar de uma horta é um ótimo hobby.

O solo é uma parte muito importante. Um solo fofo e rico em nutrientes deixará os vegetais saudáveis e saborosos!

Uma das principais dicas é utilizar adubos originados de itens naturais, como cascas e restos de vegetais.

Dois clássicos da cozinha que podem ajudar na hora da jardinagem são a casca de ovo e a borra de café. Para utilizá-los na jardinagem, é só seguir uma preparação simples:

casca de ovo: lave bem as cascas para retirar os restos de ovo e deixe secar à sombra. Quando estiverem bem secas, bata tudo no liquidificador até fazer uma farinha. É um adubo rico em cálcio, potássio e magnésio;
borra de café: diferentemente da casca de ovo, a borra de café mofa rapidamente, e o ideal é utilizá-la de imediato. Assim que arrefecer, retire uma pequena quantidade e aplique diretamente na terra. Utilize uma colher pequena para os vasos. Se aplicar no jardim, utilize a proporção de uma parte de borra para cada 20 partes de terra.

4. Controle diário é essencial para sua horta orgânica
Agora que o solo já está pronto, é só plantar e esperar que as plantas crescerem, mas não esqueça de cuidar delas diariamente.

Uma das partes mais delicadas desse processo é o controle de pragas e insetos. Por isso, é necessário conhecer alguns métodos para manter esses visitantes desagradáveis bem longe da sua horta. Alguns inseticidas caseiros são bons aliados para controlar as pragas:

alho: bata 10 dentes de alho em meio litro de água. Deixe a mistura descansar 24h e depois dilua em mais 3 litros de água. O cheiro forte vai afastar insetos. Basta pulverizar diretamente nas folhas;
pimenta: bata de 8 a 10 pimentas em meio litro de água. Deixe a mistura descansar 12h. Filtre o líquido e dilua o restante em mais 250 ml de água. Pulverize diretamente nas folhas, de preferência durante à noite.

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...