Partilhar

5 coisas (surpreendentes) que podem estar a afetar o seu sistema imunitário

Alguns comportamentos podem interferir negativamente com a proteção do seu organismo. Saiba como nos podemos (todos) proteger melhor.

2 Junho 2024
Sandra M. Pinto

Mais do que nunca é importante que cuide da sua saúde. A pandemia veio relembrar-nos da importância de mantermos alguns cuidados de higiene, porventura que estavam já um pouco esquecidos por todos. A verdade é que os nossos comportamentos e hábitos influenciam decisivamente o nosso bem-estar.

Dadas as características do coronavírus, para além da lavagem de mãos e do distanciamento social é também absolutamente determinante que consigamos manter o nosso sistema imunitário fortalecido. Esta é uma das formas de reduzir o risco de ficarmos seriamente doentes.

 

Sendo certo que existem algumas medidas básicas e conhecidas para proteger o nosso sistema, tais como a adoção de uma dieta alimentar saudável ou as 8 horas mínimas de sono, existem também algumas coisas mais pequenas (e inesperadas) que podem ter um impacto importante.

Eis algumas das coisas que deverá evitar nos próximos tempos.

 

Solidão

Isto é algo a que devemos prestar especial atenção, sobretudo agora que lidamos com uma quarentena que nos obriga a adotar um isolamento social. Um estudo publicado em 2015, descobriu que existe uma relação entre um sentimento de solidão e mudanças no sistema imunitário. Os participantes do estudo que se sentiam mais sós apresentavam maiores níveis de produção de uma hormona (norepinefrina), conhecida por interferir com o correto funcionamento do sistema imunitário.

 

Higiene oral

A saúde oral pode ser um fator determinante para o seu sistema imunitário. Isto acontece porque diversos problemas na sua boca – como as infeções orais, as cáries e outro tipo de doenças orais – “obrigam” a que as células brancas (que protegem o sistema imunitário) atuem nesta região, procurando tratar estes problemas. Ora, se esta complicações persistirem isso significa que o seu sistema imunitário poderá ficar mais comprometido e enfraquecido, menos capaz de dar resposta a outros problemas que possam surgir.

 

Demasiado exercício

Sabemos que o exercício físico é importante para a sua saúde geral e também para proteger o seu sistema imunitário. No entanto, o exercício em demasia pode tornar-se problemático. O especialista clínico Dean C. Mitchell, da Touro College of Osteopathic Medicine refere que muito exercício físico pode aumentar a produção de iterleucina-6, um tipo de proteína que é capaz de reduzir a capacidade de resposta do nosso sistema imunitário.

 

Comidas enlatadas

Habitualmente este tipo de alimentos contém grandes quantidades de sódio. Ora, esta é uma propriedade que impacta o nosso sistema imunitário de uma forma negativa, “obrigando” a que ele atue de uma forma excessiva, sem necessidade. De resto, os altos níveis de sal, podem também suprimir o funcionamento de algumas importantes células que são responsáveis pela a ação anti-inflamatória do nosso organismo.

 

Stress crónico

As nossas hormonas de stress apenas deveriam ser “ativadas” em momentos de real perigo. Estão associadas às respostas de “luta ou fuga” que ajudaram a nossa espécie a sobreviver ao longo dos séculos. No entanto, atualmente o nosso estilo de vida acaba por determinar que este tipo de hormonas está habitualmente sempre a circular em menores quantidades no nosso sangue. Sobretudo no caso das pessoas mais stressadas e afetadas de uma forma crónica pela ansiedade, esta situação contribui para uma maior e recorrente inflamação de alguns dos nossos órgãos, acabando assim por sobrecarregar todo o nosso sistema imunitário

 

 

Mais Recentes

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 58 segundos

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 4 minutos

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 14 minutos

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 36 minutos

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 2 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 3 horas

É a loucura pelas novas botas da Zara: elegantes e confortáveis ​​vão salvar o outono

há 3 horas

Estudo revela que existem 3 tipos de donos de cães: qual é o seu?

há 3 horas

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 4 horas

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 4 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 5 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 6 horas

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 6 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 7 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 7 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 7 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 7 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 7 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 7 horas

Ibuprofeno: fique a par dos efeitos colaterais (e muitas vezes irreversíveis) do medicamento que todos conhecem

há 24 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.