5 dicas para (re)encontrar o amor depois de um divórcio

Nunca é tarde para voltar a amar

Uma separação pode ser uma experiência traumática. Após anos e anos de convivência, a decisão de colocar um fim a um projeto de vida, a um relacionamento amoroso e a um ambiente familiar é sempre difícil. Infelizmente nem todas as relações dão certo, nem todos os casais duram

Deixamos um pouco de nós para trás, de forma a conseguirmos avançar com a nossa vida. No entanto, sobretudo para as mulheres, a vida depois do casamento pode ser desafiante. Para além das questões financeiras e de estilo de vida, a verdade é que uma rutura tão marcante como o fim de uma relação de longa-data pode condicionar fortemente a nossa busca por um novo amor.

Todos sabemos a importância do amor nas nossa vidas. Todos precisamos de o sentir para estar bem. Sendo certo que o amor pode assumir diversas formas, é natural que depois do fim de um casamento muitas mulheres mais maduras – já mães – questionem se alguma vez voltarão a encontrar um amor romântico, uma paixão amorosa.

Ter filhos e mais de 40 ou 50 anos de idade não é nenhum impedimento para poder conhecer alguém novo e especial. No entanto é algo que complica todo o processo e que exige que considere uma série de questões adicionais. Conheça agora alguns dos principais conselhos que deve seguir.

 

  1. Após o divórcio dê um tempo a si própria para recuperar e refletir

Não interessa aqui quem terminou a relação ou se foi acordo mútuo. Aqui o importante é que depois do fim do relacionamento tenha tempo para se recompor, recuperar a autoestima e autossuficiência. Não existe obviamente um prazo definido para voltar a estar bem, equilibrada e pronta a conhecer novas pessoas. Tudo depende da sua personalidade e de como o casamento acabou.

Durante este período aproveite para apreciar o tempo que irá passar mais sozinha ou junto com os seus filhos. Tente fazer coisas que lhe dão prazer e regresse a rotinas antigas positivas. Disfrute da companhia dos seus filhos, eles saberão como a fazer sentir melhor.

  1. Faça um balanço das suas anteriores relações

Caso não compreenda as razões que levaram ao fim do seu relacionamento, esta é a altura ideal para refletir bem sobre esta questão. Esta será a única forma de aprender, de garantir que não volta a cometer os mesmos erros. Procure lembra-se dos pormenores que caracterizaram o seu casamento e todas as suas anteriores relações. Entenda os aspetos mais positivos e negativos. Defina tanto aquilo que gostaria de ter feito diferente, como tudo aquilo que esperava que os seus parceiros tivessem feito mais.

  1. Crie uma lista de qualidade que gostaria que o seu futuro parceiro tivesse

No seguimento do ponto anterior, criar uma lista com as qualidades que espera que o seu parceiro tenha pode ser um exercício útil para clarificar a sua mente. Sinceridade, fidelidade, apoio, proximidade, sentido de humor; escolha tudo aquilo que faça sentido para si. Da mesma forma, será também importante que identifique todos os aspetos de personalidade que não irá aceitar no futuro.

Sendo certo que ninguém é perfeito, e que todos temos qualidades e defeitos, este “perfil” deverá ser usado como ponto de referência sempre que conhecer (eventuais) novos parceiros.

  1. Comece um novo hobby ou atividade de grupo

Esta é uma forma ideal de não só disfrutar mais do seu tempo livre, como é também algo excelente para conhecer novas e interessantes pessoas. Seja ir ao ginásio, fazer workshops de pintura ou aulas de dança; o importante é que escolha algo que envolva o contacto com outros. A probabilidade de encontrar alguém especial nestes ambientes será normalmente maior do que num bar qualquer.

Encare de uma forma alegre e divertida estes novos encontros. Independentemente de se tornarem em parceiros amorosos ou simplesmente em amigos, o importante é que consiga alargar o seu círculo social.

  1. Mantenha uma atitude positiva (e realista)

Um novo relacionamento amoroso será sempre um processo de descobrimento mútuo. Saiba que, obviamente, nem todos os homens ou mulheres são iguais. Não espere que eles repitam todos os erros cometidos pelo seu “ex”.

Este novo período de descoberta deverá ser encarado de uma forma positiva e com entusiasmo. Acredite que as experiências que teve no passado a irão ajudar a perceber qual será o parceiro certo para si.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...