Provavelmente todos conhecemos bem a sensação de estar à espera para saber um qualquer resultado importante. É desconfortável. Seja a nota de um teste, sejam os resultados eleitorais ou simplesmente o aguardar por uma sms de alguém que nos é querido, a verdade é que o processo de espera pode ser uma experiência dolorosa.
É assim natural que os seres humanos não gostem de esperar pelas coisas. Evitamos ao máximo sentir a ansiedade e preocupação associadas a este tempo de espera. Independentemente de poderem ser boas ou más notícias não gostamos de viver no desconhecido.
[Leia também: Estas são as qualidades mais atraentes que pode ter, de acordo com um estudo]
No entanto, ao longo da nossa vida, todos temos que aprender a viver estes momentos. A paciência é um talento virtuoso que pode trazer bons “frutos” caso seja bem aplicada. Parte de perseguir eficazmente um objetivo passa por ter a capacidade de perceber que não o vamos alcançar de forma imediata.
Eis algumas das estratégias essenciais que deve experimentar para melhor a sua capacidade de esperar e ser paciente, explicadas pelo portal Psychology Today.
- Medite
Encontrar uma forma de meditação que resulte para si pode tornar-se num hábito fundamental para o sue bem-estar. Diversos estudos tem já apontado para os benefícios associados a uma prática diária de 15 minutos de meditação. Em particular na redução da ansiedade associada aos tempos de espera. A meditação torna-nos habitualmente mais otimistas e menos receosos em relação ao futuro, tornando os períodos de espera menos stressantes.
- Pratique atividades que foquem totalmente a sua atenção
As atividades mais imersivas que requerem toda a sua concentração vão permitir que entre numa espécie de estado “zen”, que bloqueia os pensamentos externos. Este tipo de experiências podem ser incrivelmente relaxantes e recompensadoras. Seja ler um livro envolvente, cozinhar uma refeição, escrever um texto ou criar uma peça de arte, o importante é que encontre uma atividade que consiga cativar toda a sua atenção por alguns momentos, afastando quaisquer outras preocupações.
- Crie experiências que o impressionem diariamente
Estar verdadeiramente presente é um desafio e uma missão que todos devemos desejar. Ter a capacidade de olhar para certas coisas do nosso dia-a-dia com uma verdadeira abertura de espírito permite-nos ver coisas impressionantes. Por mais pequenos que estes momentos possam ser, podem ajudar-nos a sentir uma maior alegria momentânea e uma maior gratidão por estarmos vivos neste preciso momento. Afastando da nossa cabeça quaisquer considerações futuras. Seja através de um passeio junto à natureza, do contemplar de uma folha ou animal, do assistir ao pôr-do-sol ou de assistir a um pequeno vídeo inspirador, etc. Tudo isto são experiências que vão permitir que sinta menos ansioso e mais feliz no momento presente.
- Limite o tempo de exposição ao telemóvel e ao e-mail
Estar constantemente a olhar para os seus dispositivos enquanto espera por uma determinada resposta é um comportamento destrutivo. Torna-se facilmente num ciclo vicioso que apenas nos traz frustração e desilusão. Uma forma simples de corrigir esta situação é definir horários exatos para verificar a sua caixa de correio, por exemplo. Adicionalmente pode definir uma regra de apenas consultar o e-mail no computador e não no telemóvel, de forma a evitar a constante chegada de notificações.
- Crie uma lista com frases e afirmações inspiradoras
Escreva numa folha de papel algumas frases e palavras que consigam estimular o seu otimismo. Certas afirmações tem a capacidade de nos fazer a acreditar num futuro e num resultado melhor. Diga estas frases em voz alta quando necessitar de se tranquilizar. Pode inclusive gravar um vídeo ou ficheiro áudio da sua leitura para ouvir sempre que necessitar. “Coisas boas estão a vir na minha direção” é apenas um exemplo de uma frase que irá conseguir incutir alguma positividade. É genérica o suficiente para ser verdadeira. Melhores dias vão sempre chegar.
[Leia também: Estudo conclui que o optimismo está associado a uma “longevidade excecional”]