5 factos (curiosos) sobre as notas de um dólar que provavelmente desconhece

Quem diria que uma simples nota poderia ter uma história tão interessante?

Para grande parte da população mundial, as notas em geral são um dos objetos mais familiares que podemos possuir. Todos lidamos com dinheiro diariamente. No entanto apesar de termos um contacto direto e frequente com notas e moedas, a verdade é que acabamos por não dar a atenção devida a estes objetos.

O dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos e uma das mais utilizadas em todo o mundo. Apesar de ser universalmente reconhecida, a nota de um dólar contém inúmeras peculiaridade desconhecidas pela maioria. Desde os seus elementos de design, até à sua composição muitas são as características surpreendentes desta nota.

[Leia também: Estas moedas de 2 euros podem estar na sua carteira e valem centenas de euros (ou milhares)]

Conheça agora 5 dos factos mais curiosos e interessante sobre esta nota. O mais provável é que nunca mais olhe para o dólar da mesma forma.

 

  1. A nota de um dólar não muda de imagem há mais de 50 anos

Na última década a Reserva Federal Americana redesenhou o look das notas de 5, 10, 20 e 50 dólares, no entanto a nota de menor valor continua inalterada desde 1963. Nos últimos anos foram incluídas cores e marcas de água para reforçar a segurança das outras notas. O que pode ajudar a explicar esta decisão? Por um lado, esta nota de valor mais baixo raramente é alvo de grandes falsificações. Por outro, a indústria que produz as máquinas de venda automática tem feito de tudo para evitar alteração a nota de 1 dólar pois isso significaria que provavelmente todas as suas máquinas teriam também que ser redesenhadas.

 

  1. A frase “In God We Trust” nem sempre esteve impressa na nota

A última mudança feita a esta nota, em 1963, foi exatamente a inclusão da frase “In God We Trust”. Esta menção começou a ser utilizada em todas as notas por decreto do, então presidente, Dwight Eisenhower que escolheu esta frase como o mote oficial da nação americana.

 

  1. Não é feita de papel

Pode parecer estranho, mas é verdade. Apesar de muitos pensarem que a nota é feita de papel, a verdade é que o dólar é composto por 75% algodão e 25% linho. Este material é produzido de propósito para este efeito e a sua produção é acompanhada com atenção pelas autoridades. A mistura e os tons de cor usados na nota são igualmente uma “receita” especial e exclusiva.

 

  1. Produzir um dólar custa 5.5 cêntimos

Este não parece ser um mau retorno de investimento. A verdade é que até para produzir dinheiro é necessário gastar dinheiro. Esta é o valor de dólar mais barato de produzir. A nota de 5$ custa 11.4 cêntimos, a nota de 10$ 11.1 cêntimos e a de 20$ 11.5 cêntimos.

 

  1. A pirâmide na parte de trás da nota representa a jovem nação americana

Muitas são as teorias da conspiração que associam esta pirâmide aos Illuminati. Sendo certo que é um elemento gráfico algo misterioso, a verdade é que o seu objetivo é antes representar a jovem nação dos Estados Unidos. Os 13 degraus da pirâmide, representam as 13 colonias originais que formaram os EUA. O topo da pirâmide está inacabado como forma de representar o potencial de crescimento do país. Por último o “Olho da Providência” que se encontra no pico é a representação do Deus omnipotente e omnipresente, que tudo vê.

 

[Leia também: Dinheiro. 3 livros essenciais para perceber mais sobre o tema]

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...