As temperaturas altas estão de regresso. Para muitos esta situação é a desculpa perfeita para passar mais tempo na praia ou junto à piscina. No entanto, para a grande maioria das pessoas as temperaturas altas significam também uma conta de eletricidade mais elevada.
Os sistemas de ar condicionado (A/C) são os grandes “culpados” desta despesa excecional. Este tipo de aparelhos necessitam de consumir bastante energia para produzirem os efeitos de arrefecimento.
Sendo certo que todos vamos procurar manter a nossa casa o mais fresca possível, a verdade é que podem existir outras alternativas mais simples (e baratas) para manter as temperaturas amenas.
- Desconecte aparelhos eletrónicos
A sua casa está cheia de dispositivos eletrônicos que geram uma quantidade exorbitante de calor. Portanto, para reduzir seus custos de A / C, é sugerido que procure desligar periodicamente os seus aparelhos eletrônicos. Da mesma forma, desligar as luzes da sua casa quando estas não forem necessária, pode igualmente ajudar a economizar e reduzir custos de energia.
- Privilegie fazer certas atividades ao final do dia
Quando a temperatura externa é particularmente abrasadora, realizar atividades que geram muito calor – como cozinhar, lavar e secar roupas e tomar banho – apenas irá deixar a sua casa ainda mais quente. Ao simplesmente evitar essas atividades durante o dia, irá economizar energia e evitar que o sistema de ar condicionado precise de “trabalhar horas extras”. Tente sempre fazer estas tarefas mais exaustivas no final do dia.
- Posicione as ventoinhas de uma forma estratégica
Esta é uma excelente dica que todos devemos seguir mas que muitos desconhecem. Para manter sua casa fresca sem o uso de uma unidade de A / C, é recomendado colocar uma ventoinha numa janela e apontá-la para fora – com a face do ventilador contra a janela – para soprar ar quente fora da sala. Se usar esta prática em todas as divisões, poderá conseguir expulsar o ar quente da sua casa pelas janelas.
- Se possível utilize uma ventoinha de tecto
Sim, o uso de uma só ventoinha de tecto pode ajudar a reduzir a temperatura de uma forma muito eficaz, consumindo apenas 10% da energia que seria utilizada por um sistema central de ar condicionado. Para aproveitar ao máximo estas ventoinhas, garanta que estas estão a seguir um movimento anti-horário, para retirar o ar fresco do solo e soprá-lo de volta para si, em vez de simplesmente circular ar quente. Desligue a ventoinha de teto depois de sair da sala para economizar custos de energia.
- Abra as janelas durante a noite
Não há nenhuma dica mais básica mas tão eficaz. Durante os meses de verão, a noite traz sempre temperaturas mais frias e agradáveis. Portanto, em vez de depender do seu A / C à noite, aproveite as temperaturas mais baixas abrindo as janelas e permitindo que a natureza arrefeça todo o seu espaço. Esta ventilação cruzada irá ajudar a fazer circular o ar dentro da sua casa sem lhe custar absolutamente nada.