Partilhar

5 formas inteligentes de reduzir as suas despesas com o arrefecimento da casa

Prepare-se para enfrentar o calor que se vai fazer sentir esta semana

13 Julho 2020
Forever Young

As temperaturas altas estão de regresso. Para muitos esta situação é a desculpa perfeita para passar mais tempo na praia ou junto à piscina. No entanto, para a grande maioria das pessoas as temperaturas altas significam também uma conta de eletricidade mais elevada.

Os sistemas de ar condicionado (A/C) são os grandes “culpados” desta despesa excecional. Este tipo de aparelhos necessitam de consumir bastante energia para produzirem os efeitos de arrefecimento.

Sendo certo que todos vamos procurar manter a nossa casa o mais fresca possível, a verdade é que podem existir outras alternativas mais simples (e baratas) para manter as temperaturas amenas.

 

  1. Desconecte aparelhos eletrónicos

A sua casa está cheia de dispositivos eletrônicos que geram uma quantidade exorbitante de calor. Portanto, para reduzir seus custos de A / C, é sugerido que procure desligar periodicamente os seus aparelhos eletrônicos. Da mesma forma, desligar as luzes da sua casa quando estas não forem necessária, pode igualmente ajudar a economizar e reduzir custos de energia.

  1. Privilegie fazer certas atividades ao final do dia

Quando a temperatura externa é particularmente abrasadora, realizar atividades que geram muito calor – como cozinhar, lavar e secar roupas e tomar banho – apenas irá deixar a sua casa ainda mais quente. Ao simplesmente evitar essas atividades durante o dia, irá economizar energia e evitar que o sistema de ar condicionado precise de “trabalhar horas extras”. Tente sempre fazer estas tarefas mais exaustivas no final do dia.

  1. Posicione as ventoinhas de uma forma estratégica

Esta é uma excelente dica que todos devemos seguir mas que muitos desconhecem. Para manter sua casa fresca sem o uso de uma unidade de A / C, é recomendado colocar uma ventoinha numa janela e apontá-la para fora – com a face do ventilador contra a janela – para soprar ar quente fora da sala. Se usar esta prática em todas as divisões, poderá conseguir expulsar o ar quente da sua casa pelas janelas.

  1. Se possível utilize uma ventoinha de tecto

Sim, o uso de uma só ventoinha de tecto pode ajudar a reduzir a temperatura de uma forma muito eficaz, consumindo apenas 10% da energia que seria utilizada por um sistema central de ar condicionado. Para aproveitar ao máximo estas ventoinhas, garanta que estas estão a seguir um movimento anti-horário, para retirar o ar fresco do solo e soprá-lo de volta para si, em vez de simplesmente circular ar quente. Desligue a ventoinha de teto depois de sair da sala para economizar custos de energia.

  1. Abra as janelas durante a noite

Não há nenhuma dica mais básica mas tão eficaz. Durante os meses de verão, a noite traz sempre temperaturas mais frias e agradáveis. Portanto, em vez de depender do seu A / C à noite, aproveite as temperaturas mais baixas abrindo as janelas e permitindo que a natureza arrefeça todo o seu espaço. Esta ventilação cruzada irá ajudar a fazer circular o ar dentro da sua casa sem lhe custar absolutamente nada.

 

 

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 9 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 10 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 10 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 10 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 11 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 11 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 11 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 11 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 12 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 12 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 12 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 12 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 13 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 13 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 13 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 13 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 13 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 15 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 16 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 16 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.