Partilhar

5 mitos sobre a saúde dos seus olhos que deve mesmo esquecer

Nem sempre tudo aquilo que vamos ouvindo corresponde à verdade dos factos.

1 Outubro 2024
Sandra M. Pinto

Desde pequenos que ouvimos as inúmeras recomendações que nos são dirigidas em relação à nossa saúde e bem-estar. “Come isto que te faz bem” ou “Não faças isso que te deixa doente” são apenas alguns dos géneros mais habituais de frases repetidas sobretudo pelos nossos familiares.

Ao longo da sua vida é natural que escute centenas de mitos e factos pouco credíveis sobre a sua própria saúde. Principalmente num momento de crise sanitária e de disseminação de tanta desinformação como a que vivemos atualmente.

 

Provavelmente nenhum elemento do nosso corpo encerra tantos mitos associados como os nossos olhos. Desde os tipos de comidas milagrosas que melhoram a nossa visão ou que deixam os olhos mais bonitos; até aos hábitos que os parecem quase destruir, muitas são as histórias que nos são contadas.

De forma a esclarecer alguns destes mitos mais comuns, o portal BestLife reuniu o contributo de médicos e oftalmologistas para clarificar os factos por detrás das histórias.

 

  1. “As cenouras são o melhor alimento para os olhos”

Esta é, sem dúvida, uma das frases mais clássicas das nossas infâncias. Apesar de ser repetida até à exaustão a verdade é que as cenouras não são especialmente milagrosas para a saúde dos nossos olhos e não vão ser certamente a cura para os nossos problemas. Apesar de este poder ser um snack ideal para obter alguns importantes nutrientes e vitaminas, existem igualmente um conjunto de outros alimentos – tais como o leite ou queijo – que contém valores interessantes de vitamina A, capazes de ajudar proteger a sua saúde ocular.

  1. “Cruzar muitos os olhos pode deixá-los assim para sempre”

Não precisa de se preocupar. Apesar de esta popular brincadeira poder provocar algumas dores de cabeça, ela não vai conseguir deixar os seus olhos presos nessa posição irregular. O que vai conseguir é produzir sempre bastantes gargalhadas aos seus amigos e familiares.

  1. “Estar muito perto do televisor pode gerar danos permanentes”

Apesar de todos os avisos constantes e dos alertas para nos mantermos muito afastados do ecrã da televisão, o mais provável é que isso não seja a causa da deterioração da sua vista. Certamente que estar muito perto da televisão pode “cansar” os olhos e causar algumas dores de cabeça, mas não conseguirá fazer muito mais do que isso.

  1. “Não tem mal olhar para o sol quando estão nuvens”

Errado. Mesmo que o céu não pareça particularmente iluminado devido às nuvens, a verdade é que os raios invisíveis de UV podem sempre causar danos aos seus olhos. Este tipo de exposição contínua pode não só gerar dores de cabeça como também perdas temporárias de visão. Sempre que sai para o exterior é recomendado que use óculos de sol.

  1. “Os óculos e as lentes de contacto acabam por ir piorando a nossa visão”

Este é um outro popular mito que continua a ser partilhado. O facto de usar óculos não irá prejudicar a sua capacidade de visão. Sempre que os retira pode até ter a impressão de que está a ver pior, no entanto isso está relacionado com o facto de já estar habituado a ver tudo mais claramente devido à ação positiva dos óculos ou lentes de contacto.

 

Mais Recentes

As 7 coisas que todas as mulheres devem fazer para proteger o cabelo do frio

há 5 horas

Acha que poderá estar viciado no telemóvel? Responda a estas perguntas para ter a certeza

há 7 horas

Estes são os signos que lidam pior com a frustração: será o seu um deles?

há 8 horas

Opinião: «No Dia Mundial dos Cuidados Paliativos importa lembrar que o acesso a serviços de saúde de qualidade, seguros, eficazes e universais é imprescindível», Conceição Pires, médica

há 1 dia

Estes são os signos das pessoas menos capazes de perdoar: conhece alguém que se enquadre?

há 1 dia

Educar um adolescente nunca é fácil: obtenha uma ajuda extra com estas 3 dicas (essenciais)

há 1 dia

Conquiste um estilo de vida mais saudável seguindo estes 5 passos simples

há 1 dia

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «no lúpus os corticoides são uma espécie de empréstimo a prazo, em que os juros vão aumentando», José Alves, médico

há 1 dia

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «O doente devera ser o gestor da sua doença se tiver ao seu dispor o máximo de informação sobre a sua patologia», Carlos Carneiro, médico

há 1 dia

Demência: «doenças cardíacas comuns podem aumentar o risco», revela prestigiada organização internacional

há 2 dias

O primeiro snack de cogumelos com sabor a trufa chega agora a Portugal e nós descobrimos onde se pode comprar

há 2 dias

Um resultado deveras preocupante: «60% das pessoas estão constantemente stressadas no trabalho», assegura este estudo

há 2 dias

Opinião: «Dismorfia corporal, quando há uma excessiva preocupação com um defeito corporal imaginário», Cátia Lopes, hipnoterapeuta

há 2 dias

A coleção de Halloween para decorar a casa com produtos a menos de 2 euros está no Aldi

há 2 dias

Novidade do Lidl gera grande alvoroço entre os clientes: e você, já foi “apanhado”?

há 2 dias

Inditex (dona da Zara) procura funcionários e oferece salários até 70 mil euros

há 2 dias

A prevenção do HPV volta a brilhar na passerelle da ModaLisboa

há 2 dias

Cancro colorretal: «A colonoscopia é extraordinariamente segura e eficaz, pelo que não deve haver receio de fazer o exame», Ricardo Rio-Tinto, gastrenterologista

há 2 dias

É cada vez mais importante proteger os mais velhos dos golpes e fraudes online: aprenda aqui como o fazer (e ajude os seus pais e avós)

há 2 dias

No Dia Mundial do Ovo descubra os benefícios deste alimento presente em todas as casas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.