No que diz respeito a uma saudável regulação do nosso peso corporal o melhor é mesmo esquecer as dietas da moda. As soluções milagrosas que prometem resultados fantásticos podem até conseguir atingir perdas de peso em curto tempo, todavia estes efeitos raramente são duradouros.
O segredo é bastante simples e passa por um equilibro saudável entre uma boa dose de exercício físico e uma dieta regrada, sustentável e eficaz.
Eis algumas das principais verdades sobre este tema, apoiadas pela ciência, que poderão ajudar na sua busca pelo seu peso ideal.
-
Caso tenha excesso de peso existem muitas boas razões para perder alguns quilos
A obesidade é uma “epidemia dos tempos modernos”. Este fator de risco está associado a mais de 50 problemas de saúde, incluindo diabetes, doença cardíaca, osteoartrites, ansiedade, depressão e muitos outros. Um grande excesso de peso pode ser responsável pelo acelerar do seu envelhecimento.
-
A dieta tem que ser sustentável a longo-prazo
Por outras palavras, a melhor dieta será sempre aquela que conseguir seguir antes e depois da perda de peso. Diversos estudos têm comprovado que a dieta mediterrânica consegue no longo-prazo alcançar melhores resultados que outras dietas mais intensas – como a paleo ou o jejum intermitente. Independentemente do plano escolhido, os indivíduos que continuam a seguir o mesmo regime durante 12 meses alcançam os melhores resultados.
-
As dietas com zero gorduras simplesmente não funcionam
Durante décadas foi-nos aconselhado o corte absoluto com todo o tipo de gorduras. No entanto poucas são as evidências de que essa estratégia possa funcionar a longo-prazo. Mais do que o simples corte de gorduras, existem outras coisas bem mais relevantes para a perda de peso. As quantidades ingeridas, os horários das refeições e o evitar comidas processadas, são tudo fatores bem mais eficazes na promoção da perda de peso.
-
A idade avançada não impede uma eficaz perda de peso
O fator idade pode tornar a diminuição do peso corporal mais desafiante, todavia não o torna impossível. Um recente estudo dividiu os participantes obesos em dois grupos, os com mais de 60 anos e os com menos. Todos os praticantes iriam seguir o mesmo regime e dieta para alcançar uma perda de peso sustentável. Os resultados demonstram que independentemente da idade, em média, os indivíduos perderam 7% do seu peso inicial. De resto os participantes mais velhos alcançaram até uma ligeira maior perda de peso, isso acontece porque muitas vezes estão também mais receptivos a acolher todos os conselhos dos especialistas e a seguir por completo todas as indicações.
- Um ajuste na dieta combinado com um maior exercício físico funciona melhor do que cada um destes elemento isoladamente.
Quando queremos perder mais peso podemos sentir-nos tentados a escolher entre fazer mais exercício ou seguir uma dieta bem mais rígida. Todavia todos os estudos parecem confirmar que a forma mais eficaz passa mesmo pela combinação destes dois fatores. Um estudo realizado ao longo de um ano comprovou que as mulheres que passaram apenas a fazer mais exercício perderam em média 2kg. As mulheres que apenas seguiram uma nova dieta perderam em média 7kg. Já as mulheres que combinaram tanto o exercício físico com a dieta conseguiram alcançar uma perda média de 9kg.