A entrada na quinta década marca o início de alterações importantes na qualidade e na aparência da pele.
Os cuidados com a pele nesse momento são essenciais e devem ser reforçados.
A explicação hormonal é que a chegada da menopausa traz uma diminuição severa na produção de estrogénio, hormona feminina que influencia os níveis de hidratação da pele e a capacidade de fabricação de colágeno, responsável pela sua sustentação.
Nessa fase da vida os resultados no rosto ficam evidentes: falta de viço, aparecimento de rugas e perda de definição no contorno por causa do avanço da flacidez.
Uma das funções da pele é a de barreira e, no caso da pele madura, há um processo de enfraquecimento, que torna a pele seca e incapaz de reter a hidratação suficiente por si só.
As rugas tornam-se mais profundas e proeminentes, exigindo um tratamento adequado e um cosmético anti-idade extremamente concentrado.
Aposte em ativos cosméticos que vão segurar a água na pele, como ácido hialurónico (quanto menores as moléculas da fórmula, melhor a penetração nas camadas mais profundas).
Como a perda de água da pele se intensifica muito nessa idade, é preciso beber bastante água para mantê-la hidratada, evitando o ressecamento.
A alimentação também é parte do processo da manutenção de uma pele saudável, além de atividades físicas com acompanhamento profissional e a exclusão de hábitos prejudiciais como álcool e tabagismo.
O ponto chave para a rotina de skincare na pele madura é a hidratação e a recuperação da função de barreira e, nesse sentido, a junção do ácido hialurónico com os probióticos tem um papel fundamental.
Enquanto o primeiro vai hidratar a pele nas suas mais diferentes camadas, as bactérias do bem acalmam os disparadores inflamatórios naturais na pele, que podem ser altamente estimulados pela poluição e pelo stress.
O que posso fazer quando já tenho rugas mais aparentes?
Uma dica importante, é aumentar a intensidade com que toma conta da sua pele. Hidrate e use protetor solar de manhã; À noite, aposte no booster anti-idade. Além disso, mais do que nunca, a alimentação é fundamental. É necessário ter bons hábitos alimentares, um sono privilegiado, procurar controlar o nível de stress, fazer atividades físicas, ter um bom quadro de cuidados regulares da pele, evitar o cigarro e a exposição ao sol, que são prejudiciais ao envelhecimento.