<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

65% dos portugueses considera comprar produtos reutilizados como presentes de Natal, revela estudo

27 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

O que lhe parece esta opção?

Apesar de o Natal significar mais do que os presentes, naquela que é, para muitos, a época mais bonita do ano, a Wallapop, plataforma de produtos reutilizados líder no consumo consciente e responsável, em conjunto com a MuP Research, revelou a abertura dos portugueses para recorrer ao mercado de produtos reutilizados nesta época festiva.

Seja pela possibilidade de encontrar um produto único (37%) ou pela oportunidade de dar uma segunda vida a um produto em perfeitas condições (28%), 88% dos inquiridos revelou estar aberto a ponderar a compra de um produto reutilizado como presentes de Natal em substituição de um novo, após saber qual o impacto ambiental da sua compra.

Este aumento da percentagem face aos 65% iniciais, antes de os inquiridos serem impactados pelos dados que demonstram a influência que a reutilização tem para o ambiente, traduz a necessidade de tornar mais visível e acessível para os utilizadores informação que reflita o verdadeiro impacto das suas ações mais responsáveis no meio que as envolve. Neste sentido, com o objetivo de partilhar com toda a sua comunidade o impacto positivo destas decisões, a partir de agora os utilizadores da plataforma conseguem consultar as poupanças económicas e ambientais dos produtos reutilizados carregados na aplicação da Wallapop.

A crescente tendência na diminuição dos preconceitos perante o consumo de produtos reutilizados torna-se ainda mais evidente quando mais de um terço dos portugueses admite estar a planear gastar um valor igual ou superior neste tipo de comércio face ao valor gasto no mesmo período do ano anterior.

Contudo, este estudo permitiu compreender que existe ainda algum estigma relativamente a oferecer produtos reutilizados como presente a outras pessoas, com 35% a referir que preferia oferecer um produto novo do que estender a vida de um produto reutilizado. Um fator que é contrariado pelos resultados obtidos quando a grande maioria dos inquiridos refere não ter qualquer preconceito perante receber uma prenda de um produto à procura de uma segunda vida (90%).

Entre as razões apontadas para esta abertura perante presentes reutilizados, a principal refere que existem produtos reutilizados ainda em perfeitas condições (58%), seguido da consideração de que um presente único com história é mais atrativo que um produto novo (21%).

Quando analisamos as categorias dos produtos reutilizados mais propícios a serem oferecidos como prenda de Natal este ano, os livros são, de longe, o artigo preferido dos portugueses (42%), seguidos dos brinquedos (32%) e dos pequenos eletrodomésticos (28%). Paralelamente, no que se refere aos artigos com segunda vida que os inquiridos mais gostariam de receber, os livros mantêm a sua posição no primeiro lugar do pódio, com 41%, com os smartphones a inserirem-se no top 3 (29%) acompanhados pelos pequenos eletrodomésticos (24%). 

De acordo com estes dados, este Natal promete certamente ser uma oportunidade para que os consumidores escolham presentes mais responsáveis, financeiramente acessíveis e ambientalmente conscientes, com o estudo a prever que, em média, os portugueses poderão vir a dar uma segunda vida a 3 produtos reutilizados nesta época festiva. 

Estes números traduzem ainda uma oportunidade para que os utilizadores da Wallapop aproveitem para publicar os artigos que têm esquecidos por casa, para lhes dar uma nova vida e, possivelmente, transformar algo que não está a ser utilizado na prenda de Natal perfeita para outra pessoa.

Mais Recentes

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 22 minutos

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 11 horas

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 12 horas

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 24 horas

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 1 dia

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 1 dia

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 1 dia

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 1 dia

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 1 dia

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 1 dia

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 1 dia

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 1 dia

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 1 dia

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 1 dia

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 1 dia

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 1 dia

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 2 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 2 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 2 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.