7 alimentos e bebidas que o vão ajudar quando se sentir desidratado, além da água

A desidratação resulta da perda de mais líquidos do que aqueles que se ingerem.

Muitos fatores podem levar à desidratação, como o calor, medicamentos, problemas digestivos e esforço excessivo. A pessoa pode sentir-se a desmaiar, tonto, com sede, fatigado, ter a boca seca ou dificuldades em se focar.

Além da água existem vários alimentos e bebidas que ajudam a reidratar.

Água de coco
Quando se está desidratado, o corpo precisa de mais do que apenas fluidos para recuperar o equilíbrio. Na maioria dos casos, também se deve repor eletrólitos que são perdidos através fluidos do corpo, como suor e urina. Os eletrólitos são minerais que o corpo precisa para funções importantes, como a manutenção do batimento cardíaco a um ritmo regular. Alguns dos mais comuns são:

  • sódio
  • cálcio
  • magnésio
  • potássio

A água de coco é ótima para beber quando se está desidratado, pois fornece água e eletrólitos bem como alguns carboidratos. Também pode ajudar a prevenir as cãibras musculares.

Caldos e sopas
Caldos e sopas fornecem muita água e outros nutrientes importantes, como os eletrólitos. Os caldos de origem animal também fornecem colágeno, que ajuda na reparação dos tecidos e na saúde das articulações.

Melancia e melão
Esta fruta contem um teor de água especialmente elevado. Refrescá-los no frigorifico antes de os consumir é uma forma de hidratar e refrescar o corpo, bastante importante se a desidratação for causada pelo calor ou pelo esforço excessivo.

Gaspacho
O gaspacho é uma sopa fria que contém muitas frutas e vegetais crus bastante hidratantes. O principal ingrediente são os tomates, muito ricos em potássio eletrolítico. É perfeito para hidratar e para manter a temperatura do corpo.

Smoothies
Os smoothies são uma forma altamente eficaz de obter fluidos. Adicione iogurte, se quiser um pouco de proteína extra. Gengibre ou hortelã são ótimos para quando se sentem náuseas.

Leite
Um copo de leite fornece líquido, bem como proteínas, carboidratos e alguma gordura. É uma boa opção para a reidratação porque contém muitos eletrólitos úteis. É uma ótima opção para quando se está desidratado por excesso de esforço ou calor, ou se estiver com pouco apetite.

Tzatziki
Tzatziki é um molho grego muito nutritivo feito com iogurte e pepino, ingredientes ricos em água. Excelente para servir como molho a acompanhar vegetais crus.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...