Partilhar

O poder e a utilidade da Gratidão

por David Cid

18 Janeiro 2021
Forever Young

por David Cid

Uma das forças mais poderosas do Universo é a Gratidão. O Estado de gratidão é identificado por uma energia de alta frequência que emana tranquilidade, paz, harmonia e amor. O Amor está presente em todas as frequências de alta vibração, de formas diferentes pois o amor tem várias expressões.

A Gratidão, esse sentimento benevolente que emanamos quando algo do nosso agrado acontece é um poderoso alimento para o nosso interior, para a nossa Alma.

O termo gratidão tem a sua origem no latim na palavra “gratia” e pode ser traduzido como graças, agradecido ou agradável. Antigamente, quando as missas eram celebradas em latim, normalmente, o Padre terminava a missa com o termo, “Deo Gratias”, ou seja, demos graças a Deus.

Em alguns dicionários a palavra gratidão significa o sentimento de agradecimento por um bem recebido ou pelo agradecimento relativamente a algo que a vida nos dá.

É muito redutor pensarmos que a Gratidão é apenas o acto de agradecer e/ou retribuir atitudes ou situações agradáveis que outras pessoas criaram na nossa vida. A Gratidão deve ser empregada para tudo o que recebemos de alguém, da natureza, da vida ou do Universo.

Do ponto de vista mais científico, quando temos sentimentos benevolentes como a Compaixão, Alegria ou Gratidão por algo que acontece ou que, nos acontece, dão-se reacções químicas no nosso corpo. Há um aumento de produção de substâncias químicas que aumentam a sensação de bem estar (Dopamina), diminuem a ansiedade e proporciona prazer (Ocitocina), elevam a autoestima e reduzem sintomas depressivos e de ansiedade (Endorfina) e inibem a sensação de raiva e agressividade (Serotonina). Todos estes factos estão cientificamente comprovados com estudos realizados por diversas Universidades e outras entidades reconhecidas.

Do ponto de vista espiritual e tendo por base estudos milenares mas também recentes como a física quântica, A Gratidão é um sentimento que nos pode levar à felicidade plena, a um estado que se quer permanente, de amor compassivo.

Devemos ser gratos por tudo o que recebemos, quer isso seja agradável ou aparentemente desagradável. Tudo o que recebemos e o que nos acontece é, sempre para nossa evolução, para o nosso crescimento, para nosso bem. Principalmente aquilo que mais nos custa receber, isto é, ações, sentimentos ou facto negativos que, nos fazem sofrer.

Mas, são é precisamente essas ações, sentimentos ou factos negativos que viemos trabalhar nesta vida, por esse motivo eles nos acontecem, para nós os trabalharmos da melhor forma possível, encarando-os, não como um fardo mas como uma aprendizagem.

Claro que isto tudo não faz sentido se não acreditarmos que somos muito mais que uma vida, um ser que, por um acaso de sorte, nasceu da junção de um óvulo com um espermatozoide, cresceu, esteve aqui no Planeta Terra por umas dúzias de anos e no fim morre, desintegra-se e desaparece para todo o sempre.

Pelo menos temos que acreditar que já tivemos várias vidas e que essas vidas servem para nossa evolução como  Ser Superior que é muito mais que um corpo físico. Mas isto será tema para outra altura.

A Gratidão é uma energia de alta frequência, como tal tem um grande poder de atracção de energias com vibração idêntica. Se nos sentirmos gratos por algo que nos fizeram ou que fizemos a outros, se, durante esse estado em que estamos, pensarmos e desejarmos algo, esse algo vai juntar-se à energia da gratidão e em algum momento, oportuno, vai se materializar.

É preciso ter em conta que em tudo necessitamos colocar intenção e sentimento, temos que genuinamente nutrir o sentimento, temos que, acima de tudo estar alinhados com o Universo. Quanto mais alinhados estamos, menos materialistas nos tornamos e mais fácil é o Universo conspirar a nosso favor.

Portanto, pare de reclamar e comece a agradecer. A gratidão é uma das energias que moldará o futuro Planeta Terra. É uma das vibrações que, quando emanadas pela maioria de nós elevará o Planeta. Bons pensamentos, boas palavras, boas acções de amor e gratidão são tudo o que é necessário. Parece fácil, vamos colocar em prática agora mesmo,  todos os dias.

 

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 32 minutos

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 1 hora

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 1 hora

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 2 horas

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 2 horas

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 3 horas

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 3 horas

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 3 horas

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 3 horas

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 3 horas

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 3 horas

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 3 horas

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 6 horas

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 7 horas

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 7 horas

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 7 horas

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 7 horas

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 8 horas

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 8 horas

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.