2021 marca o 60.º aniversário do Renault 4L, um dos mais icónicos modelos da marca francesa. Com mais de oito milhões de unidades vendidas em 100 países ao longo de mais de 30 anos, o Renault 4L é hoje um símbolo não apenas da Renault, mas da própria cultura pop.
Apesar do contexto pandémico, a Renault vai assinalar este aniversário com uma série de iniciativas online, com o objetivo de celebrar os 40 anos do veículo. O programa oficial reúne uma série de momentos, aos dias 4 e 14 de cada mês, em que serão divulgados nas redes sociais conteúdos exclusivos criados por fãs e para os fãs, bem como entrevistas com colecionadores e celebridades. Tudo com o objetivo de revisitar a história de um carro que, indubitavelmente, marcou uma era.
A pedido da Renault, o ilustrador Greg, um conhecido artista no âmbito da ilustração do desporto, criou uma série de gráficos que representam o Renault 4L nas várias épocas que atravessou e que serão revelados ao longo do ano. Haverá ainda testemunhos de pessoas que tiveram este carro e declaram, até hoje, a sua paixão pelo 4L.
Por outro lado, o Atelier Renault receberá uma versão “parisiense” do 4L na sua exposição nos Campos Elísios a partir de 14 de fevereiro. Esta versão inclui um padrão exclusivo na carroçaria.
Em julho, o Renault 4L fará também uma aparição na 74ª edição do Festival Internacional do Filme de Cannes, recordando as muitas vezes que este carro também foi protagonista no grande ecrã.
Do passado para o futuro, tudo indica que, apesar da idade, o Renault 4L continua bom para as curvas. A prová-lo, as informações que têm vindo a público sobre o regresso deste modelo sob a forma de um 100% elétrico. A confirmar-se esta informação, o novo modelo deverá surgir dois anos depois do lançamento do também icónico novo Renault 5, ou seja, lá para 2025.
Fonte: Automonitor