Mas afinal, o que se pode fazer se se encontrar uma pulga no animal? Como eliminá-las da forma correta? A Pmarché indica quatro formas eficazes de eliminar estes parasitas do seu amigo de quatro patas.
Comprimidos para infestações, para casos mais graves
Se detetar o problema quando este já está avançado, o mais recomendável é o remédio para pulgas em forma de comprimido. Esse tipo de medicamento é o mais eficaz para tratar o problema, pois além de acabar com as pulgas que estão no corpo, ajuda a prevenir que outros parasitas apareçam. Estes comprimidos duram de quatro a 12 semanas, dependendo do produto e matam exclusivamente pela picada e ingestão da medicação. Deve ter em atenção a idade e peso do seu animal de estimação e aconselhar-se com o veterinário antes de lhe administrar estes produtos, e pode contar com uma ação rápida: alguns destes comprimidos levam cerca de 15-30 minutos após a primeira toma a começar a eliminar as pulgas, sendo que a eficiência máxima é atingida 24 horas após a primeira toma.
Champôs, uma opção segura e eficaz para casos ligeiros
Tal como acontece com os piolhos nos humanos, também as pulgas nos animais podem ser tratadas através de champôs, que se mostram eficazes especialmente em casos em que a infestação não é tão grave. Muitas vezes, isto basta para matar as pulgas, se forem poucas.
Se o cão ou gato estiver com uma infestação muito grande, os champôs anti pulgas podem até amenizar o problema, mas é importante utilizar medidas complementares para eliminar completamente as pulgas presentes no corpo do animal.
Pipetas anti pulgas ajudam a prevenir possíveis infestações
Existem produtos anti pulgas, como as pipetas, que são aplicados na parte superior do pescoço do animal e durante alguns dias o efeito do remédio vai-se espalhando para o restante do corpo. Algumas destas pipetas eliminam 100% das pulgas nas primeiras 24 horas, sendo que cessam atividade ao fim de 5 minutos.
Com este tipo de produtos, as pulgas adultas morrem por contacto, não havendo necessidade de picarem o animal para morrer. Se aplicadas com regularidade, protegem o seu cão ou gato durante todo o ano.
Coleiras anti pulgas, uma das principais formas de prevenção
Além dos tratamentos específicos que servem para tirar as pulgas dos animais, a coleira anti pulgas surge como uma das principais formas de prevenir a instalação desses parasitas nos animais.
Enquanto estão em contacto com o pelo, as coleiras liberam uma substância que se espalha pelo corpo do animal e é capaz de repelir e matar as pulgas ou carraças. Algumas destes coleiras duram quatro meses ou mais, sendo por isso uma forma de prevenção a longo prazo.