Mas tenha em atenção se a reação continuar, piorar ou se existir muito desconforto, deve-se consultar um médico.
Vermelhidão, inchaço e dor no local
Após a aplicação da vacina, a região do braço ou da perna pode ficar vermelha, inchada e dura, causando dor ao mexer ou tocar. Estes sintomas são comuns e geralmente não são motivo para preocupação, mesmo que causem um pouco de desconforto e limitem os movimentos durante alguns dias.
O que fazer: é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que o contato não seja direto com a pele.
Febre ou dor de cabeça
Após a aplicação da vacina pode surgir febre baixa durante 2 ou 3 dias. Além disso, nestes casos também é comum surgir dor de cabeça, especialmente no dia em que a vacina foi administrada.
O que fazer: podem ser tomados remédios antitérmicos e analgésicos prescritos pelo médico, como paracetamol, que ajudam no alivio da febre e da dor.
Mal estar geral e cansaço
Depois da aplicação de uma vacina é normal sentir mal-estar, cansaço e sonolência, além de também serem comuns alterações gastrointestinais como enjoos, diarreia ou falta de apetite.
O que fazer: é aconselhado comer alimentos leves ao longo do dia, como sopa de legumes ou fruta cozida, por exemplo, bebendo sempre muita água para garantir a hidratação. O sono também ajuda a recuperar mais rapidamente, sendo, por isso, indicado descansar bastante durante os 3 dias depois de tomar a vacina.
Quando ir ao médico
Quando a febre dura há mais de 3 dias ou quando a dor e vermelhidão no local não passa ao final de cerca de uma semana, é recomendado consultar o médico.
Nos casos mais graves, os efeitos colaterais causados pela vacina podem incluir dificuldade em respirar, inchaço do rosto, comichão intensa ou sensação de bolo na garganta, sendo indicado assistência médica imediata. Estes sintomas são muitas vezes causados por uma alergia grave a algum dos componentes da vacina.